TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO À MEMORIA

Por:   •  12/5/2016  •  Tese  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 2

Memória

A memória é o arquivo da mente, o reservatório que armazena tudo o que é aprendido.

A memória possui três estágios. O primeiro, a codificação, consiste em colocar um fato na memória; isso ocorre quando estudamos. O segundo estágio é armazenamento, no qual o fato é retido na memória. O terceiro estágio, a recuperação, ocorre quando o fato é resgatado do armazenamento, por exemplo, ao fazer uma prova.

Memória de Operação versus Memória de Longo Prazo

Refere-se ao armazenamento temporário da informação. A memória de operação é aquela em que armazenamos por questão de segundos. Já a memória de longo prazo é responsável pelo armazenamento da informação por um período longo de tempo.

Diferente da memória de operação consiste no armazenamento de curto prazo, que no sentido de que ele mantém uma imagem sensorial detalhada de qualquer estímulo que recém tenha sido apresentado, mas por somente alguns milésimos de segundos.

Codificação fonológica e Visual

Quando a informação é codificada na memória, ela é registrada em algum código ou representação. Por exemplo, quando você consulta um numero de telefone e o guarda até disca-lo, ao tentar lembrar-se de um numero é mais provável que codifiquemos o numero pelo som dos dígitos e recitemos esses sons mentalmente até discarmos o número.

A codificação visual ocorre quando precisamos guardar itens não verbais (imagens difíceis de descrever), o código visual torna-se mais importante. Algumas pessoas são capazes de manter imagens com clareza quase fotográficas e quando questionadas, oferecem uma riqueza de detalhes. Essa habilidade ocorre principalmente com crianças.

A memória de operação possui duas reservas ou buffers distintos. Um é o buffer fonológico, que armazena informações brevemente em um código acústico, e o outro é o buffervisuoespacial, que armazena brevemente informações em um código visual.

Armazenamento

A capacidade de armazenamento da memória de operação é muito limitada. A memória de um adulto tem a capacidade de 7±2, ou seja, algumas pessoas podem armazenar cinco itens e outras podem armazenar até nove. Essa constância é conhecida desde os primórdios da psicologia experimental. Hermann Ebbingghaus iniciou o estudo experimental da memória em 1885, relatando que seu próprio limite era sete itens, setenta anos mais tarde aproximadamente, George Miller estava tão impressionado pela consistência da descoberta que se referiu a ela como “mágico numero sete”.

Esquecimento e Recuperação

Podemos reter sete itens brevemente, mas na maioria dos casos eles são esquecidos. O esquecimento ocorre porque os itens “decaem” com o passar do tempo ou são substituídos por novos.

Quanto mais itens existem na memória de operação, mais lenta se torna a recuperação, esse resultado indica que a recuperação envolve um processo de busca ou de ativação.

Memória de Operação e Pensamento

A memória de operação tem um papel importante no pensamento, a memória de operação muitas vezes é conceitualizada como um tipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com