TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ideologia Resenha Crítica

Por:   •  23/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 3

REDE DE ENSINO DOCTUM SERRA

MARIA EDUARDA LIMA PEREIRA

MORYAH SOUZA SAADI ZACCHÊ

PRISCILA DE SOUZA HORÁCIO DE LIMA

YAGO LUDTKE SOARES

RESENHA CRÍTICA

SERRA

2022

REDE DE ENSINO DOCTUM SERRA

MARIA EDUARDA LIMA PEREIRA

MORYAH SOUZA SAADI ZACCHÊ

PRISCILA DE SOUZA HORÁCIO DE LIMA

YAGO LUDTKE SOARES

RESENHA CRÍTICA

Resenha Crítica acerca do texto por tema “Ideologia” para aproveitamento na Disciplina Psicologia Social Contemporânea.

Professor: Bruno Eduardo Silva Ferreira.

SERRA

2022

IDEOLOGIA

Presente desde os primórdios a ideologia vem sendo vista e discutida por diversos teóricos, e por muito tempo foi afastada da psicologia social, mas é apenas há pouco tempo que estudos tem um foco maior nessa disciplina, devido a sua importância na sociedade.

Conceituar ideologia em geral é bem complicado, os mais diferentes teóricos criaram conceitos diferentes de ideologia, sendo elas positivas e negativas, práticas ou materiais. A ideologia não se faz presente com um só conceito, ela é polissêmica, aponta diretamente no meio social onde a interação de cada indivíduo afeta todos a sua volta, seja ela de forma positiva ou negativa. E mesmo havendo essas formas, a ideologia deve ter seu conceito observado atentamente em todos os sentidos para que não ocorra uma percepção de maneira incoerente, mas que tenha uma finalidade para cada pessoa de forma correta.

Com o intuito de se legitimarem muitas pessoas utilizaram-se do uso da força e da fraude como feitos anteriormente e atualmente pelas classes dominantes para aquisição de poder, mudando o pensamento e alterando comportamentos para seu benefício. Devemos sempre lembrar que as ideias e os ideais não são por si só tratados como formas negativas, mas a narrativa trazida pela classe dominante e a utilização de formas simbólicas num contexto sócio cultural e econômico, visando o menosprezo e a diferença de classes, sustenta a ideia da ideologia como prática que serve para criar relações desiguais injustas, sendo esta negativa.

Os modelos de ideologia espalhados pelo mundo hoje são de diferentes sentidos, mas que cada pessoa tem sua forma de pensar, tanto em diferentes sociedades e meios de convivência. Ideólogos são aqueles membros da classe dominante ou da classe média que, estão encarregados, por meio da sistematização das ideias, de transformar as ilusões da classe dominante em representações coletivas ou universais. Assim, as classes se dividem em pensadores e não pensadores.

O autor destaca o enfoque de THOMPSON, 1995, p.76, que salienta que “estudar a ideologia é estudar as maneiras como o sentido serve para estabelecer e sustentar relações de dominação”; e se detém na maior parte do texto, em explorar o conceito do referido autor, que entende ser a ideologia uma prática que serve para criar, ou manter, relações assimétricas, desiguais, injustas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com