TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imporancia do Apoio Familiar Frente ao Transtorno Depressivo

Por:   •  4/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 12

 UNIVERSIDADE UNIDERP [pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

CLAUDIA MOREIRA GOMES DA SILVA

RA: 4063948256

JAILDA FERREIRA FARIAS

RA: 5958257229

A Importância do apoio familiar frente ao Transtorno Depressivo

Campo Grande – MS

2016

Claudia Moreira Gomes da Silva

Jailda Ferreira Farias

A Importância do apoio familiar frente ao Transtorno Depressivo

Projeto de pesquisa elaborado como requisito parcial para aprovação no Módulo de habilidades gerais, Curso de Graduação em Psicologia da Universidade UNIDERP, turma do 6ª semestre, sob a orientação do professor Ricardo Strenke.

Campo Grande–MS

2016

 

1  IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO        

A importância do apoio familiar frente à Depressão

Duração da pesquisa

Início: 09/03/2016

Término:

2. TEMA

A importância do Apoio Familiar frente à Depressão.

3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Qual importância do apoio familiar em pacientes diagnosticados com Depressão?

4. HIPÓTESE        

A Depressão faz parte do grupo dos transtornos de Humor e apresenta condições clínicas caracterizadas pela perda do senso de controle e uma experiência subjetiva de grande sofrimento, sendo que esses acabam por comprometer a vida social, profissional e interpessoal do indivíduo. Embora a principal característica dos estados depressivos seja a proeminência dos sintomas de tristeza ou vazio, nem todos os depressivos relatam a sensação da mesma.

A Família é o primeiro grupo social que o indivídio reconhece e que desenvolve padrões de interações. Com isso a família passa a ser inserida no papel de parceira da pessoa portadora da Depressão, a qual pode contribuir com os cuidados desde os medicamentos até resoluções de serviços comunitários do doente, e como co-responsáveis do tratamento, dependendo do grau de depressão. Mas nem sempre a família é flexível o bastante para proporcionar o apoio necessário e a compreensão da qual o paciente necessita.

Portanto, é muito importante o apoio à pacientes diagnosticados com depressão, pois, a depressão afeta toda família, por muitas vezes desperta sentimentos de frustração, culpa, e até mesmo raiva nos familiares, por terem dificuldades de aceitarem e entenderem o problema das pessoas com depressão.  

5. JUSTIFICATIVA

A escolha pessoal deste tema partiu da participação de um estágio no CAPS II Planalto, onde é o lugar de referência para o atendimento e acompanhamento interdisciplinar para usuários adultos (maiores de 18 anos) portadores de transtornos mentais graves como: Depressão, Esquizofrenia e Transtorno Bipolar.

 Ao observar a dificuldade de alguns pacientes participantes das terapias, os quais se queixavam da dificuldade que tinham da falta de compreensão de seus familiares e até mesmo a não participação destes no tratamento.

E o que se espera desta pesquisa é que ela venha contribuir para uma melhor informação aos familiares de pacientes diagnosticados com Transtorno Depressivo. Assim como, contribuir com o conhecimento adquirido dessa pesquisa do melhor entendimento da presença da depressão, fatores que contribuem e, consequentemente, para a implantação de políticas públicas, desenvolvimento campanhas informativas para o apoio do tratamento da doença.

6. OBJETIVOS

6.1 GERAL

É um estudo, a partir de base teórica consistente, sobre a importância que os familiares têm de como lidar com os pacientes diagnosticados com a Depressão.

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Compreender a Depressão.

2- Compreender o apoio Familiar

3- Compreender o apoio familiar em pacientes diagnosticados com a depressão.

  1. METODOLOGIA  

    Segundo Lakatos (2012, p.43) a pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Significa muito mais do que apenas procurar a verdade: é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos. Especificamente é “um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo de conhecimento” (Ander-Egg, 1978:28).

A pesquisa bibliográfica ou de fontes secundárias é a deste trabalho. Trata-se de levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. ( Lakatos 2012, p.43)

Este tipo de pesquisa tem como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto (MARCONI e LAKATOS, 2007).

A pesquisa qualitativa não procura enumerar e/ ou medir os eventos estudados, nem emprega instrumental estatístico na análise dos dados. Parte de questões ou focos de interesses amplos, que vão se definindo à medida que o estudo se desenvolve. Envolve a obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada, procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos participantes da situação em estudo. (GODOY. RAE. v. 35. n. 2. Mar./Abr. 1995)

Portanto com o objetivo de enriquecer esta pesquisa foi indexado artigos, periódicos, livros e consultas a base de dados, adotando-se a estratégia metodológica da revisão bibliográfica qualitativa.         

A Depressão

A palavra depressão origina-se do latim e é composta de duas outras palavras: baixar (premère) e pressionar, isto é, “deprimère” que, literalmente, significa “pressionar para baixo” (COUTINHO; SALDANHA apud VIEIRA, 2008). Conforme pontua Solomon, citado pela mesma autora, o termo depressão foi, inicialmente, usado em inglês para descrever o desânimo, em 1660, e entrou para o uso comum em meados do século XIX. (SANTOS, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (226.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com