TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão: Um Estudo Sobre o Entendimento de Alunos de Psicologia de Primeiro Semestre Acerca do Transtorno Depressivo

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Centro Universitário Anhanguera do Rio Grande

Curso de Psicologia - N

 Metodologia da Pesquisa em Psicologia

Prof: Rubens Caurio Lobato.

                                   

Integrantes                                                                               RA’s

Moisés da Fonseca Teixeira                                                                                   135049613799                                                                          

Diego Luz da Costa                                                                                                333405113799

Leandro da Silva Machado                                                                                     330845113799

Rio Grande - RS

17/05/2018

Tema: Depressão, um estudo sobre o entendimento de alunos de psicologia de primeiro semestre acerca do Transtorno Depressivo.

Justificativa:

   

    A OMS por meio de relatórios fez um levantamento afirmando que a depressão está próxima de encabeçar no ranking das doenças mais incapacitantes no mundo. Existe uma grande preocupação em relação à falta de políticas eficazes e específicas para o tratamento da saúde mental e a importância que a mesma deve ser tratada com urgência na maioria dos casos.

   “A depressão é muito mais que melancolia! ”; segundo os estudos, a depressão é um transtorno mental onde caracteriza-se uma manifestação de tristeza permanente, perda de interesse em atividades cotidianas e a sensação de incapacidade constante.

   Em países mais desenvolvidos, cerca de 50% de pessoas vítimas de depressão, ainda se querem foram diagnosticadas; comparados aos países menos desenvolvidos temos um avanço assustador, sendo que entre 80 % e 90% dos casos ainda não foram diagnosticados.

   Portanto, um aumento significativo como este no índice de casos de depressão, fica evidente o quanto é importante a urgência para tratar esse assunto que já foi classificado por muitos como o mal do século. Para ter-se uma ideia, em 2015 chegamos a impressionante marca de mais de 320 milhões de casos de depressão em todo mundo, levando se em conta que o número de suicídios está cada vez mais ligado ao número de quadros depressivos.

   Fica o alerta para que os órgãos competentes dediquem se mais em auxiliar os profissionais das áreas envolvidas na saúde mental, afim de atenderem mais casos, pois consequentemente mais pessoas precisam de ajuda. Seguindo essa premissa, a pesquisa teve como ênfase a busca pelo entendimento dos alunos da Faculdade Anhanguera, em relação a depressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (317.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com