TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Comunicação No Ambiente De Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: A Importância Da Comunicação No Ambiente De Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

O homem é um ser social e depende de sua interação com seus semelhantes para garantir a sobrevivência. O ser humano cresce e se fortalece através do relacionamento e troca de informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções. No relacionamento interpessoal a responsabilidade é dos dois lados, o lado “EU” e o lado “O OUTRO”.

As pessoas passam grande parte do seu dia-a-dia e de sua vida no ambiente de trabalho. Por isso é tão importante fazer desse ambiente um lugar acolhedor e prazeroso, um ambiente em que cada colaborador possa colocar em ação todos seus conhecimentos e talentos em pratica.

A qualidade do ambiente de trabalho afeta a qualidade de vida do trabalhador. Quando nesse ambiente, o relacionamento interpessoal é de má qualidade, o estresse acaba sendo gerado no colaborador, tornando-o menos produtivo, interessado, motivado, e infeliz. Assim como não é interessante para empresa que seus funcionários tragam problemas de casa para o trabalho, também não é interessante que ele leve os problemas do trabalho para casa.

O bom relacionamento interpessoal gera resultados mais satisfatórios para empresa, como aumento da produtividade, da criatividade e autonomia dos colaboradores.

Num ambiente de trabalho onde a prioridade é o colaborador, é fundamental que seja bem desenvolvido o relacionamento interpessoal, pois ele não é inato e pode ser aprendido, treinado e aperfeiçoado. Alguns pontos a serem trabalhados são:

*A Autoestima

*A Empatia

*O Autoconhecimento

* Bom-Humor

* Comunicação

E a comunicação é uma das principais ferramentas de gestão para as empresas informarem aos públicos de interesse as políticas e estratégias administrativas e comerciais.

Para Kunsch (2003, p. 69), “[...] o sistema comunicacional é fundamental para o processamento das funções administrativas internas e do relacionamento das organizações com o meio externo”.

Para que essa o sistema de comunicação funcione bem dentro da empresa, a comunicação deve ser planejada de modo estratégico, para que não haja falhas no seu funcionamento. Ela também deve ser avaliada constantemente, para que se possam reparar possíveis falhas.

Deve ser levado em consideração que em uma organização existem pessoas de diferentes culturas e com diferentes níveis de conhecimento sobre determinada área, por isso é importante que o acesso às informações seja facilitado, e que as informações sejam claras e transparentes. E todos os canais de comunicação devem ser levados em consideração, inclusive os informais.

Devem ser pensados mecanismos de comunicação específicos para o ambiente externo.

Diante da postura adotada pelas empresas, de transparência em suas atividades, sejam elas relacionadas ou não ao seu negocio, torna-se imprescindível a coerência no que se diz respeito à combinação de "discurso" e “ação”. Pois dentro de uma corporação em que a sociedade e o ambiente interno têm grande participação não há como deixar de lado as consequências que a publicidade das informações corretas pode acarretar na vida desses indivíduos

Abordando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com