TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Família Para A Formação Do Sujeito

Trabalho Universitário: A Importância Da Família Para A Formação Do Sujeito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da Família para a formação do sujeito.

A família é um grupo social que varia de acordo com a sociedade na qual se encontra, mas será um reprodutor fundamental dos valores de uma sociedade determinada.

Cada sociedade terá um tipo de organização familiar, mas algo muito importante é que na família as pessoas que conformam esse grupo vão ter relações afetivas e de parentesco.

Além disso, neste grupo familiar se transmitem os valores da sociedade na qual se vive e, portanto é reprodutora do sistema social hegemônico de uma época em uma sociedade determinada.

Na sociedade ocidental a família veio mudando em função das transformações sociais e hoje em dia tem diversas formas, diferente da versão de família clássica que se desenvolveu ao longo dos séculos XIX e XX. As mudanças no mundo do trabalho e a mercantilização da vida cotidiana assim como as mudanças legais e sociais em torno à diversidade sexual modificaram e diversificaram o conceito de família com relação a suas formas.

Em resumo, é possível sim definir a família como um grupo social que está unido por relações de parentesco, tanto por via sanguínea como por relações afetivas. Estes grupos familiares vão reproduzir formas, valores sociais e culturais que estão instalados em uma sociedade.

Se considerarmos a importância da família para a formação do sujeito com um olhar de acontecimentos históricos, podemos considerar que a era da industrialização sobreveio um predomínio da família nuclear.

Outro fato determinante são as condições históricas de um Estado com mais organização que garante paz entre os indivíduos que o conformam. Isto tem como resultado estruturas familiares nas quais os indivíduos podem ser independentes dos seus parentes e formar famílias nucleares.

No entanto ao haver instabilidade política as famílias tendem a se agrupar em estruturas familiares do tipo extensas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com