TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Ideal Restaurativo Como Proposta De Justiça

Exames: A Importância Do Ideal Restaurativo Como Proposta De Justiça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  216 Visualizações

Quando se trata de conflitos envolvendo um caso penal, na maioria das circunstâncias o foco volta-se para a figura do agressor e na aplicação de alguma pena devida a tal ação executada pelo mesmo, enquanto isso consequentemente a figura de vitima é esquecida.

Aplicando-se o ideal restaurativo como proposta de justiça podemos ter como objetivo a prevenção de crimes e a reabilitação do criminoso, devolvendo-o a sociedade com a chance de restauração. Na Justiça Restaurativa a vítima e a comunidade passam a ter um papel importantíssimo neste processo, pois as duas partes tem determinado foco a ser tratado da mediação do conflito em diante. Através dos encontros restaurativos entre a vítima e o agressor é possível equilibrar o atendimento às necessidades de justiça da vítima e da sociedade, com a necessidade de reintegração do agressor. Também possibilita a vítima expor seus sentimentos e percepção relativos ao dano sofrido, fazendo seu agressor conhecer o impacto de suas ações e reconhecer o resultado que suas ações causam, mesmo que suas intenções tenham sido outras. Sendo assim a proposta de restauração de ambas as partes alcança muito mais que a penalidade, mas a justiça esperada pela vítima e pela sociedade, bem como, a reabilitação do agressor.

O mecanismo da restauração eleva a vítima, retornando-a ao seu status, sem rebaixar o ofensor, que ainda tem a oportunidade de mudar seu comportamento positivamente, de ser inserido socialmente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com