TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideal Restaurativo Como Proposta De Justiça

Trabalho Universitário: Ideal Restaurativo Como Proposta De Justiça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Descreva a importância do ideal restaurativo como proposta de justiça.

R:. A importância da justiça restaurativa como proposta de justiça dispõe da oportunidade de a vitima expor seus sentimentos e percepção relativos ao dano sofrido, de fazer perguntas que compulsoriamente invadem seu cotidiano e de dizer do impacto que o trauma causou a si e/ou aos seus têm sido aspectos entendidos como relevantes para uma atitude reflexiva e reparadora do ofensor e para a restauração da vitima.

3.2 Qual a importância da mediação de conflitos em relação a Justiça Restaurativa?

R:. A intervenção de mediadores (também chamados de facilitadores ou, ainda, conciliadores) marca a viabilidade do procedimento restaurativo. O papel da mediação é o de garantir que as partes dialoguem de modo a construir conjuntamente um acordo justo  para ambos os lados. Ocorre que o diálogo entre as pessoas afetadas torna-se muito delicado em decorrência dos impactos causados pelo conflito. Por isso, a mediação irá primar para que esse diálogo não seja mais uma forma de conflito, mas sim um meio para a reparação dos danos e restauração das relações sociais. 

E, por último, o resultado restaurativo diz respeito aos encaminhamentos advindos desse encontro entre as partes. O termo resultado restaurativo é mais amplo que acordo restaurativo, sendo que este corresponde ao que foi decido entre as partes para a reparação dos danos decorrentes do conflito e, aquele, insinua também o cumprimento desse acordo e a efetiva restauração das partes.

4.CONSTRUÇÃO DE TEXTO

PRODUTO/RESULTADO

A banalização da violência como forma de solução de conflitos, tem gerado o aumento da criminalidade no País. Os jovens que não tem base familiar se jogam nas ruas e querem resolver todos os problemas de modo agressivo, por qualquer motivo banal. Cometem crimes e matam. A falta de impunidade também gera aumento da criminalização, por essas pessoas saberem que a justiça é falha.

5.INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

PRODUTO/RESULTADO

5.1 Que tipo de documento psicológico poderia ser produzido para configurar a condição psicológica das crianças?

R:.Relatório/Laudo Psicológico

5.2 qual documento psicológico poderia ser produzido para o Ministério Publico como forma de destituir a guarda da mãe (poder familiar)?

R:.Parecer psicológico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com