TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Social Pressupõe que Todo ser Humano

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 2

A inclusão social pressupõe que todo ser humano tenha direito à educação, saúde, cultura, lazer, trabalho, assistência social, além do acesso à informação, comunicação, meios de transporte e locais de convivência. A partir do que foi exposto no trabalho, pode ser percebido que há vários fatores solucionadores do problema da inserção de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho, como por exemplo, as leis que dão suporte aos deficientes físicos. Entretanto, conforme dito pelo entrevistado, tudo é visto como lei/obrigação.

Há ainda uma falta de sensibilidade do outro, pois conforme diz a teoria, “os seres humanos são de natureza complexa e com heranças antigas, carregadas de preconceito”. Pode não haver mais tanto o preconceito como antigamente, mas pessoas ditas “normais” acabam estigmatizando os “não normais”. Que acabam sendo visto como pessoas “dignas de dó”. É importante destacarmos que não pretendemos ditar atitudes certas e erradas a serem tomadas sobre a inclusão. Pessoas com necessidades especiais precisam sim de oportunidades de cuidados, não apenas o tratamento convencional, mas o tratamento diferenciado. Entretanto não permanecer na sua zona de conforto, como qualquer outra pessoa, eles são capazes de se desenvolver, em qualquer área. E é isso que no mercado e na sociedade precisa ser revisto.

Concluímos que, a conquista de direitos por parte da população deficiente física, ou outras, é recente, porém mesmo assim é possível visualizar importantes avanços nessa legislação. No entanto, ainda é preciso avançar mais em aspectos tais como da cultura corporativa, quebra de preconceitos, como o da baixa produtividade do trabalho deste tipo de profissional, entre outros. A resolução do problema para a inserção do deficiente físico na sociedade e no mercado de trabalho deve partir de todos, e realmente passar por cima de obstáculos do preconceito e da discriminação. A partir do momento que a sociedade se conscientizar verdadeiramente, com certeza mudaremos mais ainda o rumo dessa história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com