TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Instituição do Casamento

Por:   •  26/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

“Uma instituição social consiste num conjunto de valores, normas e usos partilhado por um certo número de indivíduos no decurso de um tempo longo, com vista à organização básica da vida.”, isto é a maneira de agir adotada pelos membros de um grupo. Os modos de comportamentos institucionalizados são salvaguardados por normas e sanções, estas estabelecem padrões de comportamento que incorpora uma pluralidade de papéis.Todas as instituições exercem um forte poder de controlo social, contribuindo para a salvaguarda da ordem social.

 As instituições sociais atuam como mediadoras no processo de socialização do ser humano, ou seja a interiorização que cada indivíduo faz das normas e valores da sociedade em que está inserido e dos seus modelos de comportamento. São caracterizadas pela sua normatividade, ou seja, tem carater obrigatório sendo sancionados de forma positiva ou negativa consoante sejam ou não respeitadas; estruturação, pois geram comportamentos comuns às sociedades e durabilidade, ou seja,  (na medida em que os modelos de comportamento que lhe estão associados perduram no tempo) ; o tempo que estes valores, normas e usos são adotados permitindo a reprodução da estrutura social.

O casamento, é uma união estabelecida entre duas pessoas, mediante o reconhecimento governamental, cultural, religioso  ou social, é visto como uma instituição social de parentesco, pois este é determinado por um conjunto de valores que é aceite pelos dois membros tendo estes valores impostos pela sociedade sem nos apercebermos, por exemplo “os preâmbulos de casamento, as formalidades do pedido, as condições do dote, de pagamento, os ritos de celebração, tribal, civil ou religiosa”, estas formalidades são nos incutidas pela sociedade em que nos encontramos. Tal como todas as instituições socias, o casamento também é sancionado, não somente pelo direito, como sabemos em alguns países a bigamia é “aceitável” enquanto noutros é considerado crime sendo punido com pena de prisão, mas também por costumes independentes de sanções jurídicas.

O papel das instituições sociais é bastante importante na organização da vida das sociedades. Estas contribuem ou para a reprodução social, processo mediante o qual uma sociedade, através de diversos mecanismos, reproduz a sua prórpia estrutura, ou para uma mudança social, transformação das estruturas básicas de um grupo social ou da sociedade.A mudança social apresenta quatro características: é colétivo, afeta toda ou grande parte da sociedade;é estrutural, modifica a totalidade ou parte da organização soial; é comparável, permite ver as diferenças entre o passado e o presente; é durável, distingue-se dos fenomenos instantâneos. O casamento é um dos exemplos que contribui para ambos em diversos aspetos.

Podemos observar que existem vários costumes que continuam a ser seguidas e praticadas no casamento, como por exemplo, no nosso país ensina-se desde cedo às crianças que o casamento é a base para a construção de uma família, continuamos a utilizar tradições como o pai da noiva acompanha esta ao altar, a noiva vestir-se de branco, a existência de uma lua de mal, entre outros. A própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com