TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intervenção Psicossocial

Por:   •  3/10/2018  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL

  A intervenção psicossocial é um trabalho científico e a sua estruturação deve ser constituída com este rigor. Entretanto serão abordados aspectos específicos de uma intervenção psicossocial. Seguindo o modelo padrão de uma pesquisa científica é necessária a observância: do tema, objetivo, população-alvo, justificativa e relevância. A equipe institucional estar atenta a esses fatores, tendo como ponto principal o foco da intervenção e o seu objetivo.

  O objetivo deve ser definido pela equipe em conjunto, abrangendo um objetivo geral, visando sempre a promoção de saúde e bem-estar, aceitação ou não desse objetivo pela equipe bem como a definição de meios para alcançá-lo e os objetivos particulares, imediatos ou específicos.

  O texto ressalta a importância do embasamento teórico, através de um material de pesquisa e leitura relacionados com o foco da intervenção. É interessante a utilização de pesquisas semelhantes já realizadas para a construção desse material teórico. É justamente esse material teórico o responsável para a construção de uma metodologia eficaz.

  Na construção da metodologia é necessário entender qual é a realidade do público-alvo e suas características, quantas pessoas a compõem, se é um grupo homogêneo ou heterogêneo e quais são as suas reais necessidades. O psicólogo deve definir quais os instrumentos a serem utilizados como, testes, técnicas, jogos e atividades psicopedagógicas, dinâmica de grupo e outros. Os instrumentos que serão utilizados devem estar diretamente relacionados aos objetivos formulados. Deve-se utilizar de instrumentos que permitam avaliar a eficácia da intervenção, uma avaliação antes (pré-teste) e uma depois (pós-teste). Outro ponto no desenrolamento da metodologia é a estipulação de um tempo e a periodicidade da intervenção, durante quanto tempo será necessário acompanhar aquele grupo. A duração dos encontros, que irá depender da disponibilidade dos participantes e o local que a instituição dispõe para que os encontros aconteçam. Vale ressaltar que não se trata de dados fixos, mas que ao decorrer da intervenção eles podem ser alterados viabilizando um melhor resultado. A observância dessas características fará uma grande diferença na intervenção.

  A equipe deve ter uma clareza dos passos a serem seguidos quando se inicia o trabalho, observando alguns procedimentos para o desempenho da atividade. Deve apresentar os componentes do grupo e acolher as expectativas dos participantes, estabelecer objetivos específicos para cada encontro, avaliar o grupo pós-intervenção e promover uma despedida do grupo, motivando a continuidade das ações da intervenção.

  Faz-se necessária a organização e planejamento de todos os encontros, observando os objetivos a serem alcançados, quais instrumentos serão utilizados, os procedimentos que serão realizados e os recursos necessários, quantos profissionais irão participar e quais os materiais serão utilizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com