TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intervenção Psicossocial

Por:   •  7/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS

(INCLUSÃO DO ESQUIZOFRÊNICO NO MERCADO DE TRABALHO)

ALINE DOS SANTOS – R.A: 5573410

EDUARDA DE SOUZA – R.A: 5519693

JULIANA CORINA – R.A: 5170295

JULIA RODRIGUES – R.A: 2922603

TAIS COUTO – R.A: 2952252

SÃO PAULO

2019


INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAS

INTRODUÇÃO

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica endógena, caracterizada pela perda do contato com a realidade. A pessoa pode ficar retraída em si mesma, com os olhares perdidos, indiferente a tudo o que está acontecendo ao seu redor os exemplos clássicos são: alucinações e delírios, escutam vozes que ninguém escuta, ansiedade, dentre outras características.

Apesar do senso comum existente sobre a esquizofrenia, é vantajoso ou não contratar um indivíduo esquizofrênico? A lei de Cotas estabeleceu a obrigatoriedade das empresas com mais de cem empregados terem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência, mas como a esquizofrenia é classificada como doença e não deficiência mental, o indivíduo nessas condições não se insere nessa lei, porém há propostas de emenda. Alguns autores argumentam em favor da inclusão porque o trabalho pode ter grande importância aos indivíduos que apresentam a doença devido à integração social, além de poderem se sentir útil, afinal, a sensação de viver em exclusão acarreta sofrimentos psíquicos. Devido a isso, este trabalho teve por objetivo a avaliação das argumentações favoráveis à contratação de esquizofrênicos em empresas.

OBJETIVO

Realizaremos uma Intervenção Psicossocial com foco na inclusão de homens portadores da esquizofrenia no mercado de trabalho, onde serão abordados temas como: habilidades pessoais, ressocialização.

Tendo como objetivo abrir espaço para debates, pensamentos e possíveis oportunidades profissionais, repensar nos aspectos positivos da convivência e experiências com indivíduos que possuem esquizofrenia.

JUSTIFICATIVA

Possui por finalidade propor a inclusão no âmbito organizacional uma vez que os esquizofrênicos possuem habilidades pessoais e competências que contribuem para o crescimento pessoal do portador, e para a instituição. Tendo assim, resultados positivos na organização frente a suas demandas. Desenvolver habilidades e criar novos caminhos para os indivíduos que de alguma forma conhecemos como padrão.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

A partir de pesquisas que foram feitas, identificamos que o grupo estudado possui pouco espaço no mercado de trabalho, isso retarda o avanço profissional e impede que enquanto cidadão o portador de esquizofrenia se desenvolva e possa contribuir para a sociedade e para seu próprio desempenho.

Será realizado terapias em grupo com 10 homens, em um espaço localizado em São Paulo, iremos realizar oficinas que procuram desenvolver suas habilidades, procurar parcerias com empresas e buscar o potencial existente de cada indivíduo, visando sempre sua autonomia e sociabilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com