TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LINGUAGEM COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO

Por:   •  4/6/2020  •  Artigo  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

A linguagem engloba qualquer meio de comunicação através de signos e é apresentada desde os primeiros dias de vida do bebê. O aparecimento dela envolve fatores que vão desde o desenvolvimento fonológico bem como posteriormente o léxico e o gramatical.

Os recém-nascidos, em sua fase pré-linguística, são capazes de ouvir e discriminar sons, como por exemplo quando se acalma com a voz da mãe. Quando esses bebês possuem de dois a seis meses seus primeiros sons emitidos são “gritinhos” ou ruídos (arrulhos e gorjeios), que são vocalizações e sons guturais. Ainda dentro dessa fase, por volta dos três meses, essas vocalizações começam a ganhar entonação e ritmo e por volta dos cinco meses começam a entender as primeiras palavras.

Após os primeiros seis meses, o bebê começa a demonstrar balbucios intensos e posteriormente a isso sua entonação ganha mais controle de ritmo e altura, geralmente acompanhado de repetições de vogais e consoantes. Em torno de 6 a 10 meses também é possível a observação do agrupamento de sílabas e “palavras” em repetição, o bebê entende palavras simples como “mãe”, “pai” e balbucia palavras as quais ouviu e tenta repetir, demonstrando a importância da audição no surgimento da linguagem. É também comum o uso de gestos para expressar o que deseja e a resposta positiva a ordens simples como “bata palma”, “mostre a língua”, etc.

No final do primeiro ano de vida, o bebê pode emitir a primeira palavra que muitas vezes não é inteligível. Elas não são geralmente de fácil compreensão, possuem sentido particular de acordo com a vivência do bebê, e como já citado anteriormente, palavras as quais escuta. Em sua maioria são palavras substantivas ou nomes conhecidos por ele os quais consegue pronunciar.  Nessa fase ocorre um evento conhecido como holofrase, o qual é observável quando o bebê “resume” em uma palavra mais de um objeto ou uma frase. Ele estende o sentido semântico da palavra, como por exemplo chamar de cachorro todos os animais. Pode ocorrer uma superampliação, onde somente cachorro é o que ela possui em casa, ou sub-ampliação, onde todos os animais de quatro patos que se assemelhem ao cachorro são denominados assim. Também pode ocorrer quando o bebê fala “porta”, e com isso quer dizer que quer ir passear, sintetizando em apenas uma palavra vários sentidos.

Entre os 10 e 15 meses, avança no aprendizado de palavras, mas entre os 18 e 24 meses de vida sofre uma “explosão de nomes”. Esse fenômeno é fundamental no conhecimento e ampliação de seu vocabulário, onde a criança pode aprender até nove palavras novas por dia, geralmente substantivos (objetos), apresentando mais dificuldade e confusão no entendimento de palavras mais abstratas. É uma época conhecida pelos pais onde geralmente as crianças apontam e perguntam o nome de vários objetos.

Após os primeiros dois anos de vida, são capazes de formar as primeiras frases, as quais geralmente não fazem uso de artigos, preposições e podem apresentar dificuldade com o plural das palavras.  

CORREA, Letícia Maria Sicuro. Aquisição da linguagem: uma retrospectiva dos últimos trinta anos. DELTA,  São Paulo ,  v. 15, n. spe, p. 339-383,    1999 .   Available from . access on  28  Mar.  2020.  https://doi.org/10.1590/S0102-44501999000300014.

Hoff E. Desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos de vida: mecanismos de aprendizagem e resultados do nascimento aos cinco anos de idade. Em: Tremblay RE, Boivin M, Peters RDeV, eds. Rvachew S, ed. tema. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância [on-line]. http://www.enciclopedia-crianca.com/desenvolvimento-da-linguagem-e-alfabetizacao/segundo-especialistas/desenvolvimento-da-linguagem-nos. Publicado: Outubro 2009 (Inglês). Consultado: 28/03/2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com