TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luta Por Reconhecimento de Separadores de Material Reciclável

Por:   •  28/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – IFCH

CURSO DE PSICOLOGIA

Luta Por Reconhecimento de Separadores de Material Reciclável  

[pic 1][pic 2]

Ariane Rauber  ¹

Denise Ranzan [1]

Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção e sentimentos de separadores de material reciclável da Reciclagem Adeva de Nova Bassano /RS acerca de suas condições de trabalho, saúde, bem como suas perspectivas de vida. A pesquisa foi feita com nove separadores de material, sendo eles quatro homens e cinco mulheres. O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo com o objetivo de proporcionar uma visão geral, de caráter aproximativo com essa realidade pouco valorizada no Brasil.

Palavras-chave: Saúde do trabalhador. Reconhecimento. Separadores.

  1. 1 INTRODUÇÃO

Com a noção de que no tempo atual, o planeta enfrenta uma crise socioambiental, é de grande importância que sejam tratados como relevantes e visíveis, pessoas que trabalham no processo de reciclagem, pensando não apenas em como reduzir o impacto de descartes, como também no bem-estar físico e sócio cultural destes trabalhadores.

  O cotidiano dos sujeitos que vivem da reciclagem do lixo ainda é pouco trabalhado pela saúde pública brasileira; também o impacto acerca das diversas condições enfrentadas, e de um ponto de vista geral, das condições sociais e de vida, que incluem o lixo, e de como estas impactam no papel de sujeito ativo dentro da sociedade.

        

  1. 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        O sentimento de exclusão e não pertencimento acomete a comunidade de separadores, onde, em seu papel atuante, sentem que são “invisíveis” socialmente, desmerecidos pela sua condição. Por outras palavras, a visibilidade social é, desde o início, um fator importante na socialização, ou seja, na integração do indivíduo na sociedade na qual ela vive. O sentimento de exclusão vivenciado pelos separadores, se reitera com a ideia de que os materiais e resíduos coletados e separados são advindos de descarte, criando a ideia de desvalia de que os separadores destes materiais descartados, tenham tanto valor ou visibilidade quanto o seu material de trabalho. O trabalho e a visibilidade que o mesmo tem impactam na construção da subjetividade dos sujeitos, o valor dado aquele trabalho, pode ser confundido com o seu próprio valor. Segundo o psicólogo Fernando Costa  (2010) a invisibilidade social é um tema novo que está relacionado às pessoas que exercem profissões desprovidas de status, glamour, reconhecimento social e adequada remuneração. Assim, os trabalhadores que executam tarefas imprescindíveis à sociedade moderna, mas assumidas como de categoria inferior pelos mais variados motivos, geralmente não são nem percebidos como seres humanos, e sim apenas como “elementos” que realizam trabalhos que um membro das classes “superiores” jamais se submeteria. Em consequência, o que não é reconhecido não é visto. 

        Embora a produção de resíduos seja inerente à atividade humana, a relação entre um e outro é conflituosa. Pois, assim como os resíduos são depositados em locais mais afastados, as pessoas que trabalham com o lixo são discriminadas e tratadas como de terceira categoria. Elas acompanham os resíduos, tirando deles o que ainda pode ser aproveitado. São muitos os esforços desses trabalhadores para vencerem o estigma social ainda forte, e para se identificarem como categoria profissional que desenvolvem uma função que exige certo conhecimento e experiência (Portilho, 2006).

2.1 Reciclagem Adeva e o processo de trabalho dos separadores

                

        A Reciclagem Adeva, localizada no interior de Nova Bassano está em operação desde 2009, é o principal ponto de destinação dos resíduos gerados por diversos municípios da região sul como: Venâncio Aires, Nova Prata, Nova Bassano, Santa Gema, Lagoa vermelha, Antonio Prado, Marau, São Jorge, Guabiju, Vanini, São Domingos do Sul, Frederico Westphalen e Muitos Capões. Está reciclagem recebe em torno de 12 toneladas de lixo diariamente e possui cerca de 97 funcionários.

        Até em 2013 está reciclagem funcionava como aterro sanitário, mas vários fatores influenciaram na transformação para um local mais adequado como: a crescente preocupação com os problemas ambientais, evitar trabalhadores circulando pelas montanhas de lixo ao céu aberto, proliferações tanto de insetos como de roedores e o mal cheiro. Todo o material que não é reciclado é levado para o aterro sanitário em Minas do Leão.

        O processo de trabalho dos separadores se inicia na descarga do caminhão coletor, logo após uma pessoa precisa constantemente encher a esteira mecânica, neste primeiro setor são separados o plástico, papel, metal, alumínio, cobre e vidro. Cada material é levado para outra unidade, ainda na mesma empresa e é devidamente selecionado e limpado. O plástico é separado em PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS e outros. Já o papel é separado por papelão, papel impresso, treta pak e outros. Para levar esses matérias de um lado para o outro requer muito esforço, principalmente em dias de chuva.        

  1. 3 MATERIAL(IS) E MÉTODOS

        Foi realizada uma entrevista semiestruturada, viabilizada pelo método de pesquisa de campo. A pesquisa de campo ocorreu no dia 09 de novembro de 2018, onde as acadêmicas puderam observar e acompanhar durante meio turno como é a rotina destes indivíduos. A partir dessa coleta foi possível analisar dados sobre a vida dos separadores, rotina de trabalho e como trabalham, atividades que costumam fazer,  o que vem enfrentando e o que já enfrentaram e o que almejam para o futuro.

        O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo com o objetivo de proporcionar uma visão geral, de caráter aproximativo com essa realidade pouco valorizada no Brasil, as pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posterior, ou seja, estabelecer maior familiaridade com o problema. (MARCONI, 1996).  Neste artigo elegemos como foco alguns dos principais achados da pesquisa, que serão apresentados e discutidos na sequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (470 Kb)   docx (321.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com