TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Morte Inventada

Artigo: A Morte Inventada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 3

A Morte Inventada

No documentário, a articulação entre a teoria sobre a síndromeexplicada pelos profissionais e vivenciada pelas famílias é feia de uma forma coerente e bem estruturada. O roteiro traz sete casos onde filhos e pais que se identificam com as características da síndrome, relatam detalhes de suas historias e seus dramas. O que chama a atenção é a presença de uma única mulher depondo como tendo sofrido alienação parental já que na sua maioria é mais comum encontrar com casos de mulheres que praticam contra seus parceiros e/ou ex-cônjuges.

Dentre os casos apresentados, alguns se destacam seja pela forte emoção transmitida, sejam pelos inimagináveis recursos utilizados pelos alienadores, seja ainda pelo grau de desgastes das relações familiares. Foi apresentado dois casos sobre a falsa denuncia de abuso sexual, talvez o sintoma mais critico da alienação parental e cada vez mais comum entre as famílias desfeitas. Nesses casos, a justiça tem como procedimento afastar o possível abusador, imediatamente, até a conclusão do inquérito. Como, em geral, a investigação é demorada, o vinculo entre o sujeito acusado e o filho é permitido. Percebe-se que, quanto a esta questão ainda há muito no que avançar, a fim de preservar a integridade da criança, mas também considerando a hipótese da falsidade da denuncia.

O documentário passa a analisar a participação dos profissionais da área de psicologia, direito e serviço social. E esclarecido, por exemplo, que muitas vezes a alienação pode acontecer ainda na vigência da relação conjugal, e que as estratégias utilizadas pelo alienador podem ser bem sutis, como fazer a proposta de regularização de visitas não para valorizar o contato do filho com o outro genitor, mas para manter a situação sob seu controle. Os profissionais reavaliam suas praticas, reconhecendo, por exemplo, que ainda não há um preparo por parte das equipes psicossociais e dos operadores de direito para lidar com o fenômeno.Algumas criticas feitas pelos familiares reforçaram essa questão. Foi mencionada a realização de pareceres baseados na escuta de apenas um lado da família, em geral o alienador, quando já se sabe que a escuta parcial e ingênua é descabida e trágica nesse caso.

O documentário se encerra questionando a sequela que o fenômeno causa na historia de vida das pessoas, trazendo assim, uma ampla abordagem sobre a alienação parental. Ele não só ensina sobre a temática, mas leva a reflexão sobre as relações familiares modernas e o que se tem feito delas. E isso da forma mais cruel possível, porem realista, que é através da experiência vivida, da dor sofrida e das esperanças perdidas.

“Só agora, a essa altura da vida fui conhecer o mais amargo dos sentimentos, a injustiça é uma onda de dez metros que te arranca de dentro de se e faz tudo se apagar. Falta chão, falta ar, falta voz.Você perde o prumo, perde o rumo, não sabe mais para onde fica o céu. Por eternos três segundos vocêprova o terrível gosto da agua do mar, o gosto do sal, da areia e da morte. A razão dos sentimentos submerge e aflora o seu mais profundo instintos, é você no avesso, primitivo, em carne viva... Esse sentimento veio morar comigo.”

Texto dito em voz melancólica e senários de solidão

Traduzindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com