TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRÍTICA E INTERLOCUÇÃO ENTRE O VÍDEO “A MORTE INVENTADA” E O TEXTO “SÍNDROME DE ANÁLISE PARENTAL”

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE BRASILEIRA – MULTIVIX

DIREITO

GUILHERME HOFFMANN

PAULO SÉRGIO BERMUDES

PSICOLOGIA: ANÁLISE CRÍTICA E INTERLOCUÇÃO ENTRE O VÍDEO “A MORTE INVENTADA” E O TEXTO “SÍNDROME DE ANÁLISE PARENTAL”

VITÓRIA

2014

ANÁLISE CRÍTICA E INTERLOCUÇÃO ENTRE O VÍDEO “A MORTE INVENTADA” E O TEXTO “SÍNDROME DE ANÁLISE PARENTAL”

Entre profissionais da psicologia, da sociologia e do direito, a alienação parental vem se tornando uma questão cada vez mais frequente. Trata-se de uma situação na qual o genitor, geralmente guardião, faz com que a criança tenha sua percepção e noção sobre o outro genitor alienada, a fim de provocar um afastamento entre ambos.

Abordando o tema mencionado, o documentário de Alan Minas lida com esse assunto recorrente em questões processuais que envolvem separação e divórcio cujo conflito se estende aos filhos. Dessa forma, o longa traz, como documentário, depoimento de pais, filhos e profissionais a fim de esclarecer tal fenômeno e divulgar as graves consequências psicológicas por ele causadas.

 

O título se trata de uma referência a um crime, uma vez que, nessa síndrome, a imagem de alguém, o outro genitor, é “matada”. Considerando que as questões que envolvem as relações familiares e os divórcios estão cada vez mais frequentes no âmbito jurídico, o primeiro longa do diretor Minas acerta em trazer à tona esse assunto que pode ser considerado um grande "efeito colateral".

No documentário, a interlocução entre a teoria, a questão jurídica e a questão psicológica referente à síndrome é realizada de forma coesa e explicativa, com o auxílio de profissionais. Entre casos e relatos comoventes, em meio a eles alguns de abuso sexual, o documentário ilustra de forma genial o impacto sofrido por essas pessoas.

Diante das considerações expostas, é possível afirmar que o longa contribui para o esclarecimento desse fenômeno e levanta questões sobre medidas a serem tomadas para lidar com tal situação. A terapia, o encaminhamento à consultas psicológicas e a punição segundo a lei, são opções a serem consideradas. O filme provoca, no geral, uma reflexão sobre relações familiares; de forma cruel, mas - infelizmente - realista. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com