TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.615 Palavras (19 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE SUMARÉ

Cleonice Paulo Tenório

                                                Bruna Ísis Silva Lima

TURMA: NM2A

DISCIPLINA: PSICOLOGIA

A MOTIVAÇÃO NA ESCOLA – ESTUDANDO O TEMA A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO FILME “O CÉU DE OUTUBRO”

São Paulo

2014

[pic 1]

                          Cleonice Paula Tenório                 Ra: 1410406

Bruna Isis Silva Lima                    Ra: 1410777

 A MOTIVAÇÃO NA ESCOLA – ESTUDANDO O TEMA A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO FILME “O CÉU DE OUTUBRO”

TRABALHO APRESENTADO A

PROFESSORA ROSELI PEREIRA SILVA, NA DISCIPLINA

DE PSICOLOGIA,

Turma NMA, 2º SEMESTRE.

.

SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

  1. Resumo de Psicologia da Educação.............................................. 1
  2. Introdução ........................................................................................ 2
  3. Sinopse do Filme ............................................................................. 3
  4. O Que é Motivação .......................................................................... 4
  5.  Análise dos Textos/ Desenvolvimento ......................................... 5
  6. Análise do Filme O Céu de Outubro .............................................. 8
  7. Conclusões ..................................................................................... 11
  8. Agradecimentos.............................................................................. 12
  9. Referencias Bibliográficas .... ....................................................... 15

Resumo de Psicologia da Educação

Podemos afirmar que a Psicologia da Educação ou Psicologia Educacional é uma subárea de conhecimento, que tem como vocação a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituinte do processo educativo. 

Entende-se a psicologia da educação como "uma disciplina-ponte, de natureza aplicada, entre a psicologia e a educação" (Coll, 2004) cujo objeto de estudo são os processos de mudança (e.g. desenvolvimento, aprendizagem e socialização) que ocorrem nas pessoas na sequência da sua participação numa ampla gama de situações e atividades educacionais. Trata-se de um acontecimento independentemente da idade e outras características concretas das pessoas e dos traços específicos das situações e atividades educacionais, não se circunscrevendo às que ocorrem em contexto escolar (Coll et al., 2004).



1


  Introdução

Título: A Motivação Na Escola – Estudando o Tema a Partir de Uma Análise do Filme “O Céu de Outubro”

Este trabalho acadêmico, resume os resultados de uma análise da proposta metodológica da disciplina de Psicologia da Educação, tendo como título: A Motivação na Escola – Estudando o Tema a Partir de uma Análise do Filme: “O Céu de Outubro”. E tendo como base de pesquisa além do filme, textos de alguns autores como Nelson Piletti, Solange Rossato, Piaget, Vygotsky, Skinner e Bock A. E slides abordados em sala de aula. Para responder a esse pressuposto cujo objetivo foi analisar-se uma proposta de motivação escolar, baseado no filme visando encontrar soluções para a falta de motivação, fator determinante para a aquisição da aprendizagem, proporcionando ao aluno posicionar-se de maneira crítica, criativa, reflexiva e construtiva frente à família, escola e comunidade nas soluções dos problemas. Para que atingisse o objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, utilizada como coleta de dados. Através dos dados concluímos que a Motivação no processo de aprendizagem utilizada nas Escolas podem ser recomendadas como alternativa para a falta de motivação dos alunos no processo ensino/aprendizagem, que se fundamentam essencialmente no diálogo e na ação de forma criativa, critica, inovadora, reflexiva, motivadora e encantadora. Propondo um paradigma construtivista, interacionista, sociocultural e transcendente, em que o professor neste contexto, é o mediador, o estimulador, articulando as experiências extra e intra classe, em que o aluno reflita sobre suas relações com o mundo e o conhecimento.

2

Sinopse do Filme

A história trata da luta de quatro amigos na busca de seu lugar no mundo, enquanto são dominados pela presença avassaladora de uma mina de carvão em sua cidade nativa de Coalwood, West Virginia. Outro tema principal da trama é o desejo constante de Homer (Jake Gyllenhaal) em conseguir a aprovação de seu pai.

Estrelam o filme Jake Gyllenhaal, como o escritor Homer Hickam, Chris Cooper, Laura Dern, Chris Owen, William Lee Scott, Chad Lindberg e Natalie Canerday. O famoso fotógrafo O. Winston Link tem aparição curta como um engenheiro de ferrovias.

O enredo passa-se no estado de West Virginia, mas o filme foi de facto rodado em Petros, Oliver Springs, Oak Ridge, Harriman e Knoxville, cidades do estado do Tennessee. A mina de carvão utilizada no filme foi uma mina verdadeira, localizada em Petros, que há muito tempo foi fechada. A locomotiva a vapor (Southern Railway 4501) usada no filme foi emprestada pelo Museu da Tennessee Valley Railroad, empresa de trens do Tennessee.

Podemos argumentar que, apesar das inúmeras necessidades dos alunos, a Escola não poderá nunca satisfazê-las em sua totalidade. Entretanto, ela poderá, sim, contribuir para realização de boa parte delas. Isso se houver comprometimento, envolvimento e dedicação por parte do profissional que estiver atuando junto a esses alunos. Assim como dizia Piletti (1987).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (333.7 Kb)   docx (344.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com