TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Observação De Crianças E Adolescentes Análise Da Visita De Campo

Por:   •  4/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RELATÓRIO DE VISITA DE CAMPO - ESTÁGIO BÁSICO II

Supervisor(a):Andreia Marinho CRP:06/1700373

Instituição: Igreja Vila Batista Diva

Estagiário: Evelyne da Silva Otávio

Psicóloga: Sonia Araújo da Silva CRP:06/191117

Data da Visita 16/09/2023

Visita nº: 04

Descrição da Visita de campo:

Observação de crianças e adolescentes

Análise da visita de campo:

Observou-se no ambiente de estágio uma aula de Ballet, com alunos de 06 a 10 anos.

Foi observado logo no inicio da aulas, que as alunas estavam dispersas e interagindo muito com as estagiarias de psicologia ali presente.  Na respectiva data a professora em questão estava passando a coreografia para apresentação de dança, e durante toda aula tinha que parar pra chamar atenção das Alunas. Uma das meninas, M. E se escondeu atrás da mesa aonde estava sentada a professora, e em questão de poucos minutos foi notada a falta da integrante do grupo. Vem se observando que essa criança em questão sempre apresenta comportamentos para chamar a atenção das professoras para sí, durante o ensaio para o coreografia não faz os movimentos corretos, deita no chão, sai da roda e fica agressiva com a professora que esta ministrando a aula naquela semana, obedecendo apenas a professora secundaria do dia. As professoras reforçam o comportamento operante de M.E, pois em toda ocasião elas param, correm atrás e fazem segundo os desejos de M.E, para que ela possa novamente se juntar ao grupo e fazer o exercício/ tarefa proposta do dia.

A citação abaixo refere-se ao reforço positivo, que é um fator motivador a um evento/comportamento desejável, para uma pessoa. Que acontece  como resultado do comportamento esperado e que aumenta a chances de o comportamento se repetir no futuro. O objetivo do reforço positivo é aumentar o comportamento ou a probabilidade do padrão Oque acontece de forma contraria quando reforçamos comportamentos negativos, da qual tinha que se extinto, além de não proporcionar o resultado esperado, o comportamento do indivíduo tende a aumentar

Uma outra maneira, e talvez melhor, de tratar o assunto é a de definir reforços positivos como aqueles estímulos que intensificam as respostas quando presentes (por exemplo, alimento intensifica o pressionar a barra ou o comportamento de puxar um cordão), e reforços negativos como aqueles que intensificam [as respostas] quando removidos

Temos, então, duas maneiras de definir reforços negativos: a primeira é em termos do efeito de enfraquecimento que têm quando apresentados; a segunda é em termos do efeito de reforçamento, pela sua remoção. O efeito se faz sentir sobre o comportamento operante; um operante é enfraquecido num caso e reforçado no outro. No entanto, deve-se notar que o mesmo operante não deve sofrer as duas modificações simultaneamente. (Keller & Schoenfeld, 1950/1974, pp. 75-76)

Percepções e observações do estagiário/Observador

Na chegada do campo de estágio, e após as observações, puder perceber o quando o saber teórico pode ser aplicado no saber prático.

O estágio é um processo que contribui para a formação do futuro professor e para o desenvolvimento das suas competências práticas em contexto de trabalho, facultando-lhe experiência pedagógica e treinando a sua capacidade de observação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MALINA; BOUCHARD; BAR-Or, 2009, MASSA; RÉ, 2010; PAPALIA; OLDS, 2000 apud RÉ, 2011, p.56)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com