TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.453 Palavras (10 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um breve histórico do desenvolvimento da Psicologia em instituições educacionais no Brasil, e sua construção como ciência autônoma, para a qual o campo da Educação traz significativas contribuições. Verifica-se o modo crescente como a Psicologia conquistou espaços importantes na área da Educação, perpassando diferentes vieses filosóficos na concepção da construção do conhecimento, concernentes à própria definição de ciência ao longo do tempo. Neste sentido, pode-se dizer que a Psicologia desenvolve-se juntamente com o desenvolvimento do pensamento científico, que reverbera o acoplamento de novos valores na compreensão do mundo e do homem em relação, nele, e com ele.

O desenvolvimento da Psicologia em instituições educacionais no Brasil é marcado por reformas, contextualizadas por momentos políticos e movimentos socioculturais, emoldurado pelas demandas que emergiam na interação das classes, interesses e do cenário econômico do país ao longo dos anos. De fato não se poderia supor a construção de uma Ciência Humana indiferente às demandas de seu tempo, e aos contextos sócio-históricos em que esteve inserida. A compreensão do percurso traçado pela Psicologia,enquanto ciência, se faz necessária, pois possibilita a ampliação do olhar sobre os elementos que a influenciaram e identificação dos fatores que hoje a influenciam, a quais propósitos serviram, e a quais propósitos servem atualmente, fornecendo embasamento para uma análise crítica em relação aos campos de atuação e funções sociais por ela exercida. Em sua história,a Psicologiano contexto educacional percorre o positivismo, o cientificismo e o tecnicismo, com função de promover classificação e adaptação, sofre influência de outras linhas de pensamento, como o humanismo, ora volta-se ao atendimento de demandas de camadas sociais específicas e enquadramento do trabalhador, numa associação entre educação e organização, ora volta-se ao ensino de futuros educadores, com geração de conhecimento e ampliação do campo de atuação. Estende-se desde o desenvolvimento e aplicação de testes psicopedagócios até a dedicação à inclusão de deficientes com ações pioneiras. Por estas razões podemos dizer que não só a Educação configurou-se como um campo fundamental para o desenvolvimento da Psicologia, como também esta fundamentou em teoria e prática o desenvolvimento da Pedagogia.

2. A PSICOLOGIA EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

Ao final do século XIX tornou-se crescente a preocupação com sistema educacional no Brasil, e embora as razões desta preocupação abarcassem interesses diversos e diferentes compreensões sobre a sociedade, ela mobilizou diversos setores da sociedade brasileira. A preocupação com a Educação no Brasil emerge das transformações históricas ocorridas neste período, e é neste contexto que a Psicologia se configura como ciência básica e instrumental para a Pedagogia, desenvolvendo-se nos campos teórico e prático. O desenvolvimento da Psicologia na área da Educação caracteriza-se, portanto, como um dos mais importantes campos para conquista da autonomia da Psicologia no Brasil, pois propiciou a ampliação para outras áreas, como em atendimentos clínicos em Orientação Infantil e na organização do trabalho, por exemplo.

A princípio, no início da República, o pensamento educacional, assim como em outras áreas é marcado pelo positivismo, reorganizando o cenário da Educação no país. Isto ocorreu por meio da Reforma Benjamin Constante, no ano de 1890, quando são inseridos os conceitos de liberdade, laicidade e gratuidade do ensino primário, em harmonia como que dispunha a Constituição. Esta reforma substituía os preceitos humanistas pelos cientificistas, incluindo disciplinas de natureza científica, de ordem positivista, substituindo, por exemplo, a disciplina de Filosofia por Psicologia e Lógica. A tendência humanista, transplantada da cultura europeia, e a tendência cientificista, emprestada da cultura americana, foram utilizadas alternadamente em reformas que se sucederam na Educação no Brasil, em detrimento das reais necessidades do país. Assim, mantinham-se os principais problemas educacionais, tais como analfabetismo, evasão escolar, manutenção do caráter aristocrático do ensino secundário e superior, que expandia basicamente no sistema particular de ensino.

Já no início do século XX, o desenvolvimento urbano-industrial gerou a demanda por indivíduos alfabetizados e capacitados, fazendo emergir ideias que visavam a solução dos problemas educacionais e, por conseguinte, a solução de outros problemas do país. Neste contexto diversas teorias pedagógicas ganham força no Brasil, juntamente com técnicas e teorias psicológicas, oriundas dos Estados Unidos e da Europa. Neste período, surge o movimento pela difusão da educação, representado por Manoel Bonfim, e a influência escolanovista no pensamento pedagógico.

O movimento pela difusão da educação buscou a compreensão dos problemas existentes no país através da análise de suas raízes históricas, sobretudo da formação colonial de exploração imposta. Segundo Bomfim, a ignorância historicamente imposta pelas classes dominantes ao povo era um dos principais determinantes do atraso do país, de modo que a difusão da educação se caracterizava como uma solução como meio de conquista da liberdade rumo à democratização da sociedade. Nesta perspectiva, a educação vai além da função econômica, mas toma forma de instrumento contra a opressão.

Já o movimento pela defesa da educação, representado por alguns políticos e intelectuais como Miguel Couto e Mário Pinto Serva, consistia na identificação de que a ignorância era causa do atraso do Brasil, e de que o analfabetismo era uma vergonha nacional. Este movimento visava o estabelecimento de uma nação forte, semelhantes aos ideais de higienização da raça, e vinculavam-se ao nacionalismo e militarismo. Antonio Carneiro Leão e Sampaio Dória defendiam a aplicação de uma instrução técnica do operário e organização científica do trabalho, vinculando a Psicologia à Higiene no trabalho. Esta visão foca a adaptação do operário, para suprir mão de obra preparada, visando à produtividade, com vinculações ao taylorismo. Neste contexto se estabelece o tripé Educação-Trabalho-Psicologia.

Nesta época, o escolanovismo ganha força, como um suporte teórico-prático às ideias de difusão da educação, sugerindo a necessidade de um “homem-novo”, num ideal moderno, em que a Psicologia fundamentava a pretensão do movimento em ser Pedagogia Científica. Por meio deste movimento, surgem, no século

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com