TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  24/4/2017  •  Artigo  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

A PSICOLOGIA  SOCIAL

Todos nós seres humanos vivemos em constante processo de dependência e interdependência em relação aos nossos semelhantes, esta ação mútua nos afeta, afeta nossos pensamentos, emoções, etc. O estudo cientifico desta influência recíproca entre as pessoas é chamado de psicologia social.

Pensamento social são manifestações comportamentais e processos mentais superiores que são desencadeados pelo processo de interação social,  essas interações humanas são objeto de estudo e esse é chamado de objeto social.

Muitos confundem Psicologia Social com Sociologia, porém a diferença é que o objeto de estudo desta é a análise do grupo, naquela, o indivíduo. A psicologia social se difere, também da Filosofia, esta especula e não testa tais especulações, porém a Psicologia Social testa empiricamente suas especulações.

A psicologia Social estuda as interações sociais, porém seu objetivo não é ir de encontro ao seno comum, mas confirmar sua validade e sistematiza-lo, para permitir ir além de um conhecimento simples.

A psicologia Social usa de vários métodos para investigar as interações sociais. A pesquisa Correlacional  consiste na obtenção de duas  ou mais variáveis e a relação coexistente entre elas.A pesquisa de levantamento é feita através de uma coleta de dados mediante a utilização de questionários que são aplicados na situação de entrevista de pessoa pra pessoa. O experimento de campo se caracteriza pela observação de fenômenos estudados em seu ambiente natural  e permite ao investigador a manipulação da variável independente cujo efeito pretende verificar.

Nos últimos anos a psicologia Social tem sido dominada pela psicologia cognitiva, a cognição social e atribuição social tem sido alvo de vários estudos, existe uma intensa ênfase em estudos sobre o "self" e seu papel nas interações sociais.

A PSICOLOGIA DA SAÚDE

A Psicologia da Saúde é a aplicação de conhecimentos e  técnicas psicológicas à saúde, às doenças e aos cuidados de saúde.Em todos os estágios da vida, nós enfrentamos desafios à saúde e ao nosso bem estar como um todo, as maneiras como os fatores sociais contribuem para a saúde ou para a doença, esse foco é visto a partir da perspectiva sociocultural. A perspectiva de genero em psicologia da saúde concentra seus estudos em problemas de saúde específicos dos gêneros masculino ou feminino. A perspectiva biopsicosocial reconhece que  existem forças biológicas, psicológicas e sociais que agem em conjunto  para determinar a saúde e como o indivíduo é vulnerável às doenças, por isso os comportamentos saudáveis são explicados a partir desses três contextos.O contexto biológico é definido pela estrutura anatômica e pela função biológica característica do corpo de um indivíduo.O contexto psicológico define como os processos psicológicos desempenham um papel na saúde do indivíduo.Em relação ao contexto social, os psicólogos estão preocupados em como a maneira como pensamos influenciam nossa interação com o ambiente.

A área de atuação dos psicólogos da saúde é bem vasta, podendo ser professores, cientistas, pesquisadores ou clínicos, esses psicólogos se concentram em intervenções visando a promoção da saúde, as abordagens de avaliação  envolvem medidas de funcionamento cognitivo, avaliação de estilos de vida ou de personalidade. As intervenções não estão limitadas aos indivíduos que demonstram problemas de saúde, os que estão saudáveis ou em risco podem aprender comportamentos saudáveis.

Os psicólogos da saúde trabalham em faculdades, universidades, e hospitais, para ser um psicólogo da saúde se graduam em psicologia e recebem treinamento especializado nos níveis de doutorado, pós doutorado e estágios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com