TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  7/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

                                                [pic 1]

                                            FACULDADE ANHANGUERA

                                                   CURSO PSICOLOGIA

                                PROFESSORA: ANDREZA SORRENTINO

                                   

           Juliana Ribeiro Barbosa                          RA  337186686663

        

VALPARAISO DE GOIÁS, 30 DE AGOSTO DE 2018.

PSICOLOGIA SOCIAL

A Psicologia social estuda a influência do contexto histórico-social e cultural no comportamento e na subjetividade, assim como na relação entre pessoas, traz consigo heranças da Sociologia, Antropologia, História e da Biologia.  Essa ciência estuda as manifestações comportamentais desenvolvidas pela interação de uma pessoa com outras pessoas ou pela expectativa de tal interação, buscando compreender como o homem se comporta nas suas interações sociais.

A psicologia social surge nos Estados Unidos na década de 50 sobretudo como um produto da Segunda Guerra Mundial. O objetivo era promover uma adequação dos soldados a vida no exército e uma efetiva no combate. Essa ciência surgiu para estabelecer uma ligação entre a sociologia e a psicologia, sendo o seu objeto de estudo o comportamento dos indivíduos quando estão em interação.

A psicologia social também estuda o condicionamento processo pelo qual a resposta é provocada pelo um estímulo, enquanto a vivência em sociedade igualmente interfere nos padrões de pensamento do homem. Esse ramo da psicologia pesquisa as relações sócias a dependência entre as pessoas e o encontro social. A sociedade influencia no nosso comportamento sem percebemos. Segundo David G. Myers o nosso comportamento social varia não apenas conforme a situação objetiva, mas também conforme nosso modo de interpretá-la.

Conforme foi relatado no capítulo 1 nós construímos nossa realidade social, pois temos um desejo de explicar o comportamento e atribuí-lo a alguma coisa. Podemos reagir de maneira diferentes a situações semelhantes, como por exemplo o modo de reagir de uma pessoa em relação ao um insulto dependerá se atribuirmos essa reação como uma violência ou a um mau dia.

Todos nós somos cientistas intuitivos, pois as pessoas formam impressões das outras com base em um número limitado de informações, ou seja, a visão que um indivíduo cria de outro é baseada em características limitares por não ter uma análise detalhada da outra pessoa até fazer a percepção dela, quando se entra em contato com outra pessoa geralmente não se pensa detalhadamente antes de chegar a um julgamento, sendo feito de forma automática. Quando o comportamento de alguém é coerente e distintivo, atribuímos aquele comportamento a sua personalidade. Por exemplo, quando alguém costuma fazer comentários depreciativos, pode-se deduzir que esse indivíduo tem uma inclinação sórdida, ou seja essa pessoa se julga superior as outras, não se sujeitando a própria consciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com