TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  6/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

                              Psicologia social

                                                  E suas principais vertentes:

  • O que é?
  • Contexto histórico:
  • Forma de atuação áreas:
  • Psicologia social no Brasil:

 

A psicologia social no Brasil tem início nos estudos etnopsicológicos de Nina Rodrigues em 1900, o animismo fetichista dos negros africanos e as coletividades anormais, ou melhor, como coloca Laplantine (1998) nos estudos que relevam o confronto entre a etnografia e a psicologia. Materiais etnográficos recolhidos a partir de observações muito precisas são interpretados no âmbito da psicologia clínica da época. Nina Rodrigues considera os problemas da integração das populações europeias ás advindas da diáspora africana que segundo ele constituem o principal obstáculo para o progresso da sociedade global.

A psicologia social é um ramo de estudo da psicologia que se foca na análise do comportamento do indivíduo perante as suas relações sociais, é uma área que se encontra no limite entre a psicologia e a sociologia, de acordo com alguns teóricos. Na realidade, o ponto que diferencia ambas é o fato do objeto de estudo da psicologia se focar no indivíduo, enquanto que a sociologia se concentra no grupo social. A psicologia social ainda estuda a interdependência entre os indivíduos, assim como o condicionamento humano, ou seja, como estímulos externos vividos em sociedade podem interferir no pensamento e, consequentemente, no comportamento da pessoa. Uma das figuras mais importante na história da psicologia social, foi psicólogo alemão-americano Kurt Lewin (1890-1947) considerado por muitos como o fundados da psicologia.

A expressão ¨psicologia social¨ foi utilizada pela primeira vez em 1908, ou seja no início do século XX, em dois diferentes livros, razão pela qual esse ano é considerado por muitos como a data da fundação da disciplina. Porém , ao longo do século XIX, quando os limites entre a sociologia e a psicologia ainda não eram muito claros, foram publicadas várias obras nas quais o indivíduo e a sociedade já eram abordados e discutidos. Seus autores eram pensadores oriundos de vários campos do saber, como, por exemplo, a filosofia a antropologia e a biologia, já naquela época o papel profissional do psicólogo social ainda não havia sido instituído. Entre esses, merecem destaque os estudos de Darwin e Spencer, na Inglaterra, os estudos de Wundt, na Alemanha , e os estudos de Durkheim, Tarde e Le Bon, na França.

A psicologia social se beneficia de teorizações oriundas dos grandes sistemas psicológicos (behaviorismo, Gestalt, psicanálise, etc..), mas também apresenta teorizações próprias, desenvolvidas a partir das pesquisas realizadas nos últimos 60 anos. O campo ainda apresenta microteorias , não desenvolvendo algo mais global e pretensioso na explicação do comportamento humano no contexto social. Contudo, vários fenômenos psicossociais foram identificados e analisados , enfatizando-se os fatores que os influenciam . Nas últimas quatro décadas, a psicologia social  tem sido totalmente dominada pela psicologia social-cognitiva, com preponderância de estudos que avaliem os fenômenos sociais sob a perspectiva individual. Em uma das chamadas ¨crises da psicologia social¨, nos anos de 1960 e 1970, os estudos se envolveram mais com fenômenos que abarcassem a interação e a relação entre os indivíduos. Essa crise constituiu em uma crítica e autocritica dos psicólogos sociais acerca da validade dos métodos utilizados em suas pesquisas, preponderantemente experimentais, da relevância social de seus resultados, além da ética envolvida em alguns experimentos, Essas críticas permanecem até hoje, envolvendo, inclusive, movimentos dissidentes no Brasil, com ao psicologia social crítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com