TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Paradigma Ecológico

Por:   •  26/8/2018  •  Resenha  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

Paradigma Ecológico

  • O que é paradigma

Paradigma é um conjunto de elementos nesse caso um conjuntos de teorias da psicologia social e tradicional, que segue uma perspectiva mais integrativa e comprometida socialmente com ser humano.

  • O que ecologia

A palavra “ecológico (do grego oikós = “habitat, casa), representa uma metáfora que, para Boff (1999), significa o cuidado com o entorno, com a natureza, com as pessoas, com as maiores repercussões sobre as mudanças ambientais.

  • Etimologia

A perspectiva epistemológica, a visão de homem, de mundo e de realidade tem mudado e inclusive o próprio conceito de ciência. Os supostos ontológicos se afirmam desde uma perspectiva ética das relações interpessoais e do trabalho cientifico.  O conhecimento sobre o ser humano se expande, integrando-se em uma compreensão mais unitária a partir do entendimento das interdependência que ultrapassam o ser humano e seu ambiente vital.

  • Possibilidade

 Encontramos no Paradigma ecológico possibilita de uma visão mais holística da realidade, com um instrumental de análise mais próximo do contexto psicossocial no qual estão imersas pessoas e comunidades. Graças ao desenvolvimento atual do conhecimento psicológico e de áreas afins (interdisciplinares), podemos contar com um serie de teorias que dão sustentação ao paradigma.

 

  • Rudolf Moss (1973)

Onde elabora a noção de clima familiar, social, escolar, organizacional e apresenta instrumentos para sua avaliação; o modelo ecológico das relações saúde trabalho, desenvolvido nas últimas décadas.

  • Pioneiros

Os pioneiros são  Kurt Lewin, Bertanlaffy, R.Barker, Urie Bonfernbrenner, Rudolf Moos e Peter Warr

  • Urie Bonfernbrenner

A ecologia do desenvolvimento humano foi desenvolvida por esse autor através do modelo bio- ecológico, no qual pessoa, processo, contexto e tempo (PPCT), nos oferecem uma excelente base de compreensão entre o processo biológico e o contextual do desenvolvimento em suas dimensões espaço-temporais.

 

  • Consistem

Consistem em uma mudança desse mundo para uma nova realidade na comunidade e nos princípios ecológicos e na criação de novos paradigmas.  

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]

        

A Dinâmica do Paradigma Ecológico

Princípios

  •  Interdependência: Tanto pessoas como ambientes, quando provocam ou experimentam alguma mudança produzem também mudança nos demais sistemas (pessoas, família, escola, comunidade, sociedade). Pessoas e ambientes permanecem em constante interação, não somente no sentido de se influenciarem mutuamente, senão também por sua interação continuada no transcurso de tempo. Sendo ambos ativos e transformadores, podemos avaliar a importância tanto do sujeito como protagonista da mudança no ambiente social, como o sujeito sendo transformados, através do tampo, pelo próprio ambiente social. Como exemplo desta interpendência podemos analisar o processo de desinstitucionalização dos doentes mentais, da inclusão escolar das crianças com necessidades especiais, da inserção dos imigrantes na nova cultura, dos problemas de fome, de mal atendimento na saúde pública, entre outros.

  •  Congruência e Adaptação: Consiste na tendência para encontrar um equilíbrio entre a dinâmica do desenvolvimento das pessoas, dos sistemas e das oportunidades ou dificuldades que vão surgindo. O continuo desenvolvimento inerente as pessoas e ao meio facilita uma série de atividades, assim como inibe outras, mudando sempre as condições no ecossistema. Os dois processos que intervêm para alcançar a congruência são o enfrentamento e a adaptação. Em toda situação, o comportamento reflete um processo continuado de adaptação e competência da pessoa ou da comunidade com relação ao seu meio ambiente.

  • Evolução e Sucessão: A sucessão traz a perspectiva de longo prazo e orienta sua atenção na análise do contexto histórico da comunidade, onde o problema ou a necessidade são vistos desde uma perspectiva integrada de tempo e orientada para o futuro.

Dentro da nossa perspectiva, pessoas, contextos e acontecimentos deverão estar em constante processo de avaliação. A mudança pessoal e/ou comunitário poderá dar-se de forma espontânea ou a partir de uma determinada intervenção. A mudança representa uma oportunidade para redefinir os recursos que possam facilitar o processo de evolução.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com