TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Documental

Por:   •  29/11/2023  •  Resenha  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 4

A pesquisa qualitativa é um método de pesquisa que visa compreender e explorar fenômenos complexos e compreender suas nuances, significados e contextos subjacentes. Ao contrário da investigação quantitativa, que se centra em medições numéricas e na análise estatística de dados, a investigação qualitativa baseia-se em dados descritivos em vez de dados numéricos e utiliza técnicas como entrevistas, observações, análise de conteúdo, grupos focais e estudos de caso.

Principais características da pesquisa qualitativa:

-De natureza descritiva e exploratória: O objetivo é compreender a complexidade dos fenômenos sociais, culturais, comportamentais ou psicológicos na perspectiva dos participantes envolvidos.

-Ênfase no significado e no contexto: busca compreender os significados que os participantes atribuem aos eventos, ações e experiências, levando em consideração o contexto em que ocorrem.

-Coleta de dados flexível e aprofundada: Use técnicas flexíveis de coleta de dados, como entrevistas abertas, observações aprofundadas e análise de documentos para obter uma compreensão mais profunda dos fenômenos que você estuda.

-Análise interpretativa: A análise de dados é interpretativa e envolve a identificação de padrões, temas, relacionamentos e significados subjacentes, muitas vezes por meio de codificação e categorização.

-Abordagem indutiva: Geralmente adota uma abordagem indutiva, permitindo que teorias e modelos sejam desenvolvidos a partir dos dados coletados, em vez de testar hipóteses predefinidas.

-Validade dos resultados: A validade na pesquisa qualitativa é alcançada por meio da triangulação (utilizando múltiplas fontes de dados) e validação contínua dos resultados, garantindo confiabilidade e consistência dos resultados.

A pesquisa qualitativa é amplamente utilizada em áreas como sociologia, antropologia, psicologia, ciências sociais e ciências da saúde. Proporciona uma compreensão abrangente e profunda de fenómenos complexos e ajuda a fornecer uma visão mais holística das perspectivas e experiências dos participantes.

A realização de pesquisas qualitativas envolve várias etapas essenciais para a obtenção de informações detalhadas e significativas sobre um determinado fenômeno.

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

Defina sua questão de pesquisa: Identifique um tema ou fenômeno de interesse: Selecione um tema ou questão de pesquisa que seja relevante e importante para sua área de estudo.

Crie perguntas de pesquisa: crie perguntas amplas e abertas que investiguem profundamente os fenômenos e permitam respostas detalhadas e em várias camadas.

Seleção dos participantes (amostra): Determine os participantes relevantes para o estudo. A amostragem pode ser proposital (seleção específica de participantes) ou de acordo com critérios específicos (idade, sexo, experiência, etc.).

Coleta de dados: Selecione o método de coleta de dados apropriado para o seu estudo, incluindo: Entrevistas, observações, análise de documentos, grupos focais, etc.

Prepare um roteiro ou guia de entrevista: Seja para entrevistas ou outros métodos de coleta de dados, crie um roteiro ou guia com perguntas abertas e flexíveis para explorar a fundo o seu tema.

Condução de entrevistas, observações ou outros métodos: Conduza entrevistas ou observações conforme planejado e mantenha um ambiente aberto para respostas detalhadas e exploratórias.

Registro de dados: Grave entrevistas (se permitido), faça anotações detalhadas e mantenha registros precisos de todas as informações coletadas.

Análise de dados: Transcreva entrevistas e organize e sistematize os dados coletados para facilitar a análise.

9- Codificação e Classificação: Identifique padrões, temas ou categorias em seus dados usando técnicas como codificação aberta, axial e seletiva.

10-Interpretar e reportar resultados : Analisar e interpretar os resultados à luz da questão de pesquisa e da literatura relacionada. Relatório de resultados: crie um relatório detalhado explicando seus resultados, incluindo citações importantes dos participantes, análise de temas emergentes e conclusões relevantes.

11-Revisar e refinar: E por ultimo verificamos a validade e consistência dos resultados. Ajuste sua pesquisa: ajuste sua pesquisa conforme necessário com base em seus resultados ou em novas perguntas. A pesquisa qualitativa é um processo iterativo e recursivo. A flexibilidade e a abertura à mudança são essenciais para permitir uma compreensão mais profunda e abrangente do fenómeno em estudo.

A pesquisa qualitativa tem diversas vantagens e pode ser aplicada a uma ampla gama de situações para obter uma compreensão profunda e detalhada de fenômenos complexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com