TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES PARA TRABALHOS ACADÊMICOS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL.

Por:   •  5/11/2018  •  Resenha  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA CRITICA

CRUZ, Marcos. Orientações para trabalhos acadêmicos: Pesquisa bibliográfica e documental. ed. Amazônica Bookshelf, 2018. 112 p.

ORIENTAÇÕES PARA TRABALHOS ACADÊMICOS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL.

  1. CREDENCIAL DO AUTOR

Marco Cruz é advogado, Mestre em desenvolvimento e meio ambiente urbano, especialista em gestão de órgãos públicos, pós graduado em Direito Processual: Civil, Constitucional, Penal e trabalhista.

É professor das disciplinas Teoria Geral do Processo Civil, Processo de conhecimento, processo cautelar, Processo de Execução, Contratos, Direito Material do Trabalho, Direito administrativo. Professor orientador de trabalho de conclusão de curso e membro de banca avaliadora da Faculdade Pan Amazônica (FAPAN) e da Faculdade Paraense de Ensino (FAPEN). Coordenador do Núcleo de Avaliação e Procedimento Disciplinar, Funcional e Ético – NAPDFE da Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Belém – Pa.

  1.  RESUMO DA OBRA

O livro do Professor Mestre Marco Cruz é constituído por 5 capítulos, no entanto irei ater-me aos dois primeiros capítulos de sua obra.

No primeiro capitulo, CRUZ ambientaliza o aluno sobre o hábito de estudar, atenta-se principalmente aqueles que estão em um primeiro contato com uma graduação, onde acontecem várias mudanças, principalmente por ser sua escolha de profissão, onde o aluno deve abandonar alguns vícios, aprender a estudar além daquilo que é proposto em sala. Ainda neste primeiro capitulo, Professor Marco Cruz aborda com maestria sobre a necessidade de compreendermos nossas deficiências acadêmicas e dificuldades, principalmente em ler e compreender a ideia central daquilo que é proposto.

Este primeiro capitulo veio orientar os alunos e leitores de sua obra sobre métodos para compreender textos, escrever textos e responder avaliações, sejam elas objetivas ou subjetivas.

O segundo capitulo da obra mostra estratégias de estudo, a importância de saber planejar aquilo que pretende-se estudar, a necessidade de se ter um foco e traz também técnicas de estudo para que alcance um bom aprendizado, tais como os estudos intercalados.

  1. CONCLUSÃO DA AUTORIA

O autor pretende em sua obra mostrar as diversas maneiras de conduzir seus estudos, através de métodos, estratégias e orientações que levem essa pessoa a adquirir êxito em seus estudos e que façam isso com qualidade.

  1. METODOLOGIA:

A metodologia utilizada para produzir esta obra foi bibliográfica e documental.

  1. CRITICA DA RESENHISTA

A obra tem uma grande contribuição para que o leitor, principalmente aqueles que estão no inicio da jornada acadêmica ou até mesmo aqueles que já estiveram em outra graduação, porém ainda assim saíram com alguma deficiência em relação a metodologia que devemos aplicar nos estudos, não apenas ao estudo acadêmico, mas de uma forma geral, a medida que traz em seu conteúdo uma forma didática, simples e eficiente de incentivo a pessoa que não tem o hábito de estudar, ou caso tenha e não consegue estudar de forma clara, objetiva.

O professor traz brilhantemente e de maneira didática um novo olhar, uma nova forma de estudar. Parafraseando Paulo Freire, não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes, e com sua didática e experiência, CRUZ mostra uma nova forma de estudar e fazer com que isso vire hábito.

Claro que não estamos falando em milagre, jamais algum método terá sucesso se nós não procurarmos mudar nossos hábitos.

Precisamos ter interesse, acho que essa é a palavra que gira em torno do livro do professor, o aluno precisa ter interesse em estudar, aprender, nenhum método será eficiente se nós não estejamos dispostos e interessados naquilo que estamos estudando.

Quando CRUZ inicia seu capitulo 1 falando que está trazendo no corpo do capítulo um novo olhar sobre o hábito de estudar, ele não está trazendo a receita do bolo pronto, mas está dando subsídios para que você com a leitura do livro consiga enquadrar o melhor método para sua forma de estudo.

SANTOS (2008) salienta que aprender é sobreviver, todos nós nascemos aprendendo. Aprendemos pelo instinto a respirar, a mamar, a chorar... e assim vivemos aprendendo em casa, na escola, com amigos, no trabalho, através dos meios de comunicação, em contato com a natureza. Nossa aprendizagem só vai acabar no dia em que deixarmos de viver.  

De acordo com esse autor, podemos aprender de diversas formas, sendo assim precisamos encontrar uma que faça com que nós consigamos sair do comodismo e parar de procurar aprender só quando nos vemos obrigados a aprender.

CRUZ (2018) explica que para alcançar o que desejamos, devemos buscá-los de maneira frequente e permanente, porque a habitualidade conduz a prática e ao conhecimento. Estudar deve ser uma rotina e se tornar um hábito.

Seguindo esta linha de raciocínio SANTOS (2008) fala que existem dois tipos de aprendizagem: a superficial e a aprendizagem profunda. A aprendizagem superficial procura reter apenas o que será cobrado em exercícios e provas, ocorre em consequência da memorização. A aprendizagem profunda ocorre quando os alunos relacionam o conteúdo com aprendizagens anteriores, com suas experiências pessoais, tem intenção de compreender.  

O trabalho do Professor Mestre Marco Cruz é significativo, traz em uma linguagem simples e direta assuntos que ainda são motivos de preocupação do aluno, independente de ser um aluno que acabou de ingressar no Ensino Superior ou aquele que já está em sua segunda graduação. É um livro rápido, fácil e com uma leitura que flui e consegue sanar diversos questionamentos do meio acadêmico. A leitura é clara e objetiva e os exemplos citados faz com que consigamos assimilar melhor o que foi explicado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com