TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DOCUMENTAL

Por:   •  19/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.851 Palavras (12 Páginas)  •  4.328 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 01

1.PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DOCUMENTAL ............................. 02

1.1. CONCEITO .................................................................................................. 02, 03

2.CARACTERÍSTICAS DA PESQUISABIBLIOGRÁFICA ...................................... 03

2.1. LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO .......................................................... 03, 04

2.2. LEVANTAMENTO DAS SOLUÇÕES .......................................................... 04, 05

2.3. TÉCNICA DE CONFECÇÃO DE FICHAS ......................................................... 05

3.CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA DOCUMENTAL ........................................ 05

3.1.OBJETIVOS E FONTES .................................................................................... 05

3.2.TRATAMENTO DE DADOS E CONFECÇÃO DE FICHAS ............................... 06

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................... 07

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 08

                                                                                                                                    01

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo explicar o processo e a forma estrutural utilizada nas pesquisas bibliográficas e pesquisas documentais, visando a aprendizagem da maneira correta para sua elaboração.

Ao decorrer do assunto, há a apresentação de seus conceitos e fontes utilizadas em cada pesquisa. Também, explica como organizar um projeto de pesquisa nos dois casos e elucida as vantagens e desvantagens ao optar por fazer uma delas.

De uma forma clara e simples, busca explicar os métodos e as técnicas, ou seja, a metodologia adotada para elaborar uma pesquisa bibliográfica ou uma pesquisa documental.

                                                                                                                         02

  1. Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental                                                                                                                            

1.1.Conceito

A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. É usada em todos os trabalhos acadêmicos, pois o pesquisador necessita afixar um capítulo destinado ao referencial teórico.

Na fase inicial de um desenvolvimento de investigação é preciso fazer a pesquisa bibliográfica com o intuito de saber: se alguém já publicou as respostas às questões propostas e decidir se é interessante repetir a investigação com os mesmos objetivos; saber quais os métodos utilizados em investigações similares e averiguar o melhor para ser aplicado; enquadrar o nosso estudo em um modelo de casualidade, diferenciando a variável resposta e as variáveis interferentes, facilitando assim, a identificação dos meios para controlá-las logo no inicio, não deixando que estas confundam nosso resultado.

Sendo assim, uma boa definição do que seria a pesquisa bibliográfica é a busca de uma problematização de um projeto de pesquisa a partir de referências publicadas, analisando e discutindo as contribuições culturais e cientificas. Ela constitui uma excelente técnica para fornecer ao pesquisador a bagagem teórica, de conhecimento, e o treinamento cientifico que habilitam a produção de trabalhos originais e pertinentes.

A pesquisa documental assemelha-se muito a pesquisa bibliográfica. A diferença essencial entre ambas está na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições de diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de matérias que não recebem ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaboradas de acordo com os objetos de pesquisa.

Segundo Silva e Grigolo, visa selecionar, tratar e interpretar a informação bruta, buscando extrair dela algum sentido e introduzir-lhe algum valor, podendo, desse modo, contribuir com a comunidade cientifica a fim de que outros possam voltar a desempenhar futuramente o mesmo papel.

                                                                                                                                    03

Em sentido restrito, cabe a esse tipo de pesquisa a identificação das fontes que são divididas em duas categorias, aquelas de “primeira mão”, que não receberam nenhum tipo de tratamento analítico, ou seja, os documentos conservados em arquivos de órgãos públicos e instituições privadas, além de outros, como: cartas pessoais, diários, fotografias, gravações, memorandos, regulamentos, ofícios, boletins. E os de “segunda mão”, que de alguma forma já foram analisados, tais como: relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas estatísticas, etc. Sendo que a seleção e a interpretação do material utilizado serão as ultimas fases da pesquisa que terá como intuito contribuir de alguma forma com o meio cientifico.

2. Características da Pesquisa Bibliográfica

2.1. Levantamento bibliográfico

Primeiramente identifica- se as fontes, isto é, os materiais que serão utilizados para consulta, sendo as principais classificadas dessa forma: livros de leitura coerente ou de referência; publicações periódicas (jornais, revistas) e impressos diversos.

Os livros de leitura corrente abrangem as obras referentes aos diversos gêneros literários (romances, poesia, teatro etc.) e também as obras divulgação, isto é, as que objetivam proporcionar conhecimentos científicos ou técnicos .

Os livros de referência, também denominados de livros de consulta, são aqueles que têm por objetivo possibilitar a rápida obtenção das informações requeridas, ou então, a localização das obras que as contém. Dessa forma pode-se falar em dois tipos de livros de referências: livros de referência informativa, que contém a informação que se busca e livros de referência remissiva, que remetem a outras fontes.

Os principais livros de referência informativos são: dicionários, enciclopédias, anuários e almanaques. Os livros de referência remissiva podem ser globalmente designados como catálogos. São constituídos por uma lista ordenada das obras de uma coleção publica ou privada. Há vários tipos de catálogos que podem ser classificados de acordo com os critérios de disposição dos seus elementos, os tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com