TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Piscoterapia Positiva

Por:   •  26/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.868 Palavras (16 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO: PSICOLOGIA - CAMPUS R9 TAQUARA

ORIENTADOR: PROF. CARLOS EDUARDO SOARES PEREIRA

DISCIPLINA: ESTAGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA POSITIVA

PISICOTERAPIA POSITIVA

Jéssica Palmeira de Azevedo - 201808426676

RIO DE JANEIRO

 2023

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                2

1 PSICOLOGÍA POSITIVA - ROMPENDO O VIÉS NEGATIVO                        3

        1.1        Os pilares da Psicologia Positiva                                                4

1.1.1   P (Positive Emotions) - Emoções positivas                        4

                1.1.2         E (Engagement) - Engajamento ou Fluidez                        5        

                

1.1.3    R (Positive relationships) = Relacionamentos positivos        5                

1.1.4         M (Meaning) = Significado                                                6

1.1.5        A (Accomplishment) = Realização                                6        

2   A PSICOTERAPIA POSITIVA                                                        7

2.1 As Forças de Caráter                                                                8

2.2 Psicopatologia na PPT                                                                9

2.3 Psicoterapia Positiva na prática                                        9

CONCLUSÃO                                                                                11

REFERÊNCIAS                                                                                12

INTRODUÇÃO

        O termo psicoterapia tem origem nas palavras gregas PSYKÊ (mente) e THERAPEUEIN (cura), sendo uma forma de aplicar a psicologia no qual se cura pela fala.

É uma ferramenta relativamente recente que iniciou por volta da primeira metade do século XIX quando a doença mental foi desassociada dos conceitos sobrenaturais.

        A origem da psicoterapia contemporânea e de seu pensamento racional, assim como também a medicina e a filosofia, surgiu na Grécia. O filósofo Platão expôs o bem que fazia ao corpo e alma um bom discurso.

        Historicamente foi registrado que a palavra psicoterapia, que etimologicamente significa “tratamento da alma”, foi usada pela primeira vez pelo médico escocês James Braid.

        Segundo Watkins (2010), a psicoterapia é a atividade central dos profissionais de saúde mental (como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e conselheiros) e lança mão de um amplo espectro de métodos teóricos.

O presente artigo tem o objetivo principal apresentar a Psicoterapia Positiva (PPT), seu método e os benefícios   de sua aplicação como terapia. Para tal, será utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica e como instrumento para a coleta de dados também será a pesquisa bibliográfica tendo como fonte sites, artigos, revistas que tenham relação com o assunto.        

        


1 PSICOLOGÍA POSITIVA - ROMPENDO O VIÉS NEGATIVO

        Para falar da psicoterapia positiva (PPT) é fundamental o conhecimento sobre a psicologia positiva (PP) uma vez que estas estão diretamente relacionadas.

        Seu estudo teve início com Martin Seligman em 1970, a PP é uma tendência da psicologia que estuda os efeitos da positividade, com o intuito de tornar a vida das pessoas mais equilibrada através da mudança de pensamento e comportamento pelas relações positivas.

        A psicologia positiva dá ênfase nas reações e emoções. Diferente da psicologia tradicional, a PP não tem como foco de estudo as angústias, sofrimentos ou doenças psíquicas; fortalecendo assim características como: esperança, confiança, resiliência, gratidão, otimismo.

Um dos grandes notáveis da psicologia positiva, Martin Seligman, destaca a mudança de foco e defende, sem deixar de lado as patologias e seus respectivos tratamentos, a abertura da psicologia para um estudo aprofundado das “habilidades positivas” para uma melhor qualidade de vida do ser humano.

Para Seligman (2011), “Psicologia Positiva é a área da psicologia que estuda os fundamentos psicológicos do bem-estar e da felicidade, bem como os pontos fortes e virtudes humanas”.

O ponto alto da história da Psicologia Positiva é a inclusão da psicologia no mercado de trabalho. Após a Segunda Guerra Mundial, a psicologia voltou a atenção no sofrimento psíquico gerado pelo período de guerra.  (Seligman, 2004; Seligman & Csikszentmihalyi, 2000). Em 1947, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inicia modelo biopsicossocial para uma melhor compreensão do conceito de saúde adicionando a esse conceito aspectos relacionados à qualidade de vida. (WHO, 1947).

Em 1998, com o surgimento da PP e a presença de Seligman na presidência da APA (American Psychological Association), foi que a mudança do paradigma do foco no sofrimento chegou à psicologia.

Seligman (2002), defende que a proposta da Psicologia Positiva era a de que a Psicologia deveria focar na construção das forças do sujeito para tratar e prevenir as desordens psicológicas.

No Brasil, os estudos sobre resiliência devido às situações de risco e vulnerabilidade vividas pela população abriu as portas para a psicologia positiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (362.2 Kb)   docx (533.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com