TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanálise e a Sexualidade da Criança

Por:   •  17/1/2017  •  Ensaio  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERALDO MARANHÃO

SÃO LUÍS, 09 DE JANEIRO DE 2017

ALUNO: NEEMIAS FERRERIA DE OLIVEIRA

A PSICANÁLISE E A SEXUALIDADE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR: JOÃO DE DEUS

SÃO LUÍS – MA

Freud e a Psicanálise

A psicanálise é um dos marcos do Século XX e Sigmund Freud, o seu principal representante, por ter descoberto uma nova instância psíquica – o inconsciente.

Freud nasceu na Moravia, em Freiberg, antiga Tchecoslováquia, em 1856 e viveu quase toda a sua vida em Viena, falecendo em 1939, em Londres. Curso medicina na Universidade de Viena, de 1873 a 1881 e, no período de 1880/1890, torna-se um neurologista renomado pelo trabalho sobre paralisia. A produção teórica de Freud é vastíssima e conhecida mundialmente.

Inconsciente e Consciente

A descoberta do inconsciente se dá, para Freud, através da observação da prática clínica do Dr. Joseph Breuer. Ele descobriu que o psiquismo humano constitui-se também de uma parte inconsciente e não só de parte consciente. Para Freud, os processos inconscientes são impedidos de tornarem-se conscientes pelos mecanismos de resistência e  repressão ou recalque. Resistência é a força que impede o acesso de um trauma à consciência. Repressão é a força que se mobiliza. A recordação consciente do trauma, com a correspondente descarga emocional reprimida, faz com que os sintomas desapareçam.

Freud adotou o procedimento de deixar o sujeito recordar e falar dos seus traumas, inclusive dos seus sonhos, substituindo a hipnose, usada inicialmente por Breuer no tratamento de pacientes histéricos.

As Estruturas Psíquicas

Mais tarde, em seus escritos, Freud constrói uma teoria que é chamada de segunda tópica, por marcar um segundo momento das suas teorizações sobre o nosso psiquismo. Sem abandonar a sua descoberta sobre o inconsciente, este teórico mostrará para nós as estruturas que constituem este psiquismo e a sua forma de funcionamento.

Podemos dizer que o nosso psiquismo funciona sempre com o objetivo de obter prazer, satisfação e evitar o desprazer, bem como no contexto a seguir:

  • A primeira é o Id (Isso). Ele é considerado o reservatório inato de energia pulsional, a força que mobiliza o sujeito em busca dos seus objetivos. Seus conteúdos são quase todos inconscientes. É a estrutura responsável pelo processo primário, ou seja, é no Id que se manifesta os nossos desejos e a imagem dos objetivos de nossa satisfação.
  • O Ego (Eu) é a estrutura que se diferencia a partir de Id, servindo de intermediário entre o desejo e a realidade. Situa-se em parte no consciente e em parte no inconsciente e o seu modo de funcionamento é a realidade e pelo princípio da realidade e pelos processos secundários, pois diante do desejo, mobiliza-se para que a realidade possa satisfazê-lo.
  • O Superego (Supereu) é a última estrutura a ser formada e se desenvolve a partir do Ego. Esta formação se dá pela internalização por parte do sujeito das atitudes e dois valores morais, éticos e estéticos da nossa cultura; constitui-se de uma parte consciente e insconsciente. Divide-se em ego ideal e consciência moral, pois nele se encontram as nossas aspirações, em termos de ideais, e as nossas censuras.

Sexualidade e Libido

Ao longo do nosso desenvolvimento, modalidades de busca de prazer vão se constituindo pelo babe, pela criança e pelo adolescente até chegar á vida adulta.essas modalidades são chamadas de fases e possuem uma tendência natural e sucessiva de aparecimento em todos os sujeitos.

O libido, fonte de original de energia afetiva que mobiliza o organismo para a obtenção de prazer. Essa energia sofrerá progressivos deslocamentos e organizações durante a nossa constituição, de acordo com o desenvolvimento biológico, em cada período de nossa vida, localizando-se numa determinada parte do corpo chamada zona erógena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com