TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanálise no Brasil

Por:   •  24/9/2020  •  Artigo  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

A psicanálise no Brasil

As primeiras referências  freudianas aconteceram  no meio psiquiátrico carioca mas um dos introdutores da psicanálise no Brasil foi Juliano Moreira.

Psiquiatra baiano, nascido em Salvador  viveu entre  1873 e 1933, sendo considerado o fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil. Foi muito descriminado por vir de uma família negra e pobre mas com um currículo e trajetória de se admirar, venceu barreiras e foi  eleito por muitos como o precursor da psicanálise  neste país, juntamente com  Durval Ballegardi Marcondes e  Francisco Franco da Rocha.

Francisco Franco Rocha  publicou em 1920 um livro com objetivo de  divulgar  os achados freudianos. Pioneiro , em técnicas modernas para o tratamento de doenças mentais no Brasil e nunca tendo exercido a clínica psicanalítica , ministrou suas aulas sobre as doutrinas de Freud, na Faculdade  de Medicina  de São Paulo em 1919, sobre o pansexualismo  no qual fazia parte da obra de  Freud, servindo de inspirações  para  Durval Ballegardi Marcondes.

Em 1927, apoiado por Rocha,  Marcondes funda a primeira Instituição Latino-Americana voltada ao estudo e divulgação da psicanálise. Após a aposentadoria de Rocha ,fica difícil as relações entre Marcondes e o meio psiquiátrico, este fato, no futuro veio a favorecer a autonomia do campo psicológico no Brasil e passaram a colher membros não médicos nas instituições psicanalíticas na Sociedade Brasileira de  Psicanálise de São Paulo.

Durval B. Marcondes, formado em medicina na USP, possuía um espírito humanista e esteta, participando até da semana da arte moderna, fundou em 1928 a Revista Brasileira de Psicanálise e conseguiu influenciar pessoas  de forma bem eclética que juntos agregaram a SBPSP um caráter pluralista.

Na década de 50 foram criadas  duas novas sociedades, uma no Rio de Janeiro e a outra em Porto alegre , as duas com influências Argentinas.

Em 1936 chega ao Brasil, a psicanalista  Adelheid Lucy Koch  e de forma didática introduz  Durval Marcondes e outros  na psicanálise contribuindo para que a  Sociedade Brasileira de Psicanalise  fosse reconhecida  pela IPA . Freud fundou a IPA em 1910 durante o congresso com o objetivo de garantir o desenvolvimento da Psicanálise como ciência, tratamento e profissão, agregando psicanalistas de 33 países sendo hoje, a Argentina e Brasil detentores notórios da geopolítica do método psicanalítico.

Hoje as sociedades filiadas de psicanálise em São Paulo à ABP (Associação Brasileiro de Psicanálise), espalham-se por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Pelotas, Brasília, Ribeirão Preto e Mato Grosso do Sul, sendo nove os núcleos oficiais: Natal, Curitiba, Belo Horizonte, Marília, Maceió, Goiânia, Fortaleza e Campinas. 

Vale destacar que no Brasil até então, as práticas clínicas eram  todas desenvolvidas por médicos autodidatas, que possuíam apenas as leituras de livros sobre psicanálise, assim, tudo acontecia de forma espontânea , isto é, não tinham preocupação com as recomendações técnicas deixadas por Freud.

Os psicólogos passaram a dominar a clínica e apenas em 1962 a profissão foi regulamentada. A princípio, a psicanálise era entendida como uma técnica de persuasão mas após ultrapassar questionamentos e ser comprovada por  médicos e pacientes a sua  grande eficiência, a psicanálise toma corpo e se integra  ao âmbito científico, e sociocultural  do ocidente, demonstrando ser um grande instrumento para desvendar mistérios da alma humana, contribuindo imensamente para amenizar os problemas  e conflitos   dos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (213.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com