TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicodiagnóstico

Por:   •  6/6/2018  •  Resenha  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 6

Componente Curricular:

Nome da Disciplina

Período/Turno:

Docente:

Samai Alcira

Data: 

Estudante:

Beatriz de Almeida Barbosa

Tipo de atividade:

Teste / Prova ( x )    Problema / Situação de Estudo (    )   Prova Substitutiva  (    )

Outro (    )

Valor da Avaliação:

2,0

Resultado Obtido:

Avaliação 1ª unidade

O processo psicodiagnóstico, embora seja flexível ao estilo individual dos profissionais de Psicologia, propõe alguns padrões na sua execução e operacionalização. De acordo com o que foi visto e discutido na exibição dos filmes Terapia do Amor e Tratamento de Choque, o que você destacaria e associaria aos conceitos trabalhados em sala de aula sobre o manejo das primeiras entrevistas, construção da hipótese diagnóstica, enquadramento clínico e relação terapeuta cliente?

A entrevista inicial é uma etapa muito importante no processo de psicodiagnóstico, pois ela fornece as principais informações sobre a queixa principal/motivo que levou o paciente a procurar ajuda, ela permite a extração de dados, formulação de hipóteses, e o primeiro passo no planejamento do processo terapêutico, além de ser de extrema importância para o inicio do estabelecimento do Rapport.

Com base no que foi dito a cima foi analisado nos filmes tanto na “Terapia do amor” quanto no “Tratamento de choque”, como que esses conceitos se aplicam dentro do sete terapêutico. No filme “Terapia do Amor” Rafi Gardet é uma mulher empresária de 37 anos, divorciada e que se apaixona por um homem mais jovem de 23 anos, com a ajuda da Dra. Lisa Metzger, sua terapeuta, Rafi enfrenta suas angustias e medo de se envolver com uma pessoa mais jovem e a aceitar essa pessoa mesmo com a diferença de idade. A partir de suas demandas e dificuldades, em seus encontros com a terapeuta, pode-se perceber que a Dra. Lisa Metzger facilitava o processo terapêutico com perguntas semi-dirigidas que valorizavam e eram de extrema importância para preencher as lacunas de sua paciente e colher o máximo de informações possíveis que viessem a ajudar no processo de aceitação, suas perguntas eram feitas de forma ampla e diretivas tornando os pontos claros, a terapeuta sempre intercalava as perguntas com uma devolutiva.

Já no segundo filme “Tratamento de choque” Buznik é um cara que não gosta muito de se impor até um certo dia em que teve uma briga dentro de um avião, no episódio ele expressa sua raiva de forma bem agressiva e acaba machucando uma das comissárias de bordo, ao seu lado está sentado um terapeuta que presencia todo o ocorrido,  Buznik  foi processado e o terapeuta aparece no seu julgamento, em  seguida em uma conversa entre os dois o terapeuta oferece  tratamento para que Buznik aprender a lidar com a sua raiva, sua proposta inicial era que ele participasse de uma terapia em grupo, o mesmo aceitou e foi. É importante ressaltar que além dos conceitos utilizados a cima, a entrevista inicial pode ser feita com uma ou mais pessoas, no caso um grupo como o do filme “Tratamento de choque” os métodos que serão utilizados vão ser os mesmos, porém o tratamento será articulado por uma entrevista de estruturação livre e formas de intervenção que serão adaptados para todo o grupo, porque embora cada indivíduo pertencente do grupo tenha a suas particularidades há algo que os unem e os levam a buscar ajuda, no caso de  Buznik ele compartilhava de aspectos que precisavam ser trabalhados em relação a raiva junto com os outros componentes do grupo em que foi inserido.

CONSTRUÇÃO DA HIPÓTESE DIAGNÓSTICA-

A formulação das hipóteses ocorre desde a primeira entrevista, pois nela o terapeuta já obtem dados e informações para o levantamento das mesmas, sendo que estas poderão estar sendo reformuladas no desenvolver de um diagnóstico, através das demandas evidentes ou não, trazidas pelos pacientes e posteriormente trabalha-las por meio de métodos e estratégias elaboradas para cada caso. No filme a terapia do amor a paciente procurou o serviço de livre e espontânea vontade, é recém divorciada e está traumatizada pelo fracasso de seu relacionamento e posteriormente trará demandas de um relacionamento que a deixa insegura por ter uma diferença de 15 anos de idade. Neste caso não foi possível formular uma hipótese diagnostica concreta de transtorno ou patologia, com as demandas trazidas pela paciente.

Já no filme tratamento de choque foi realizada uma elaboração prévia do processo terapêutico com o paciente por meio dos relatos da noiva do paciente, que permite ao terapeuta planejar uma estratégia de tratamento com base nas informações iniciais trazidas que serão comprovadas ao decorrer das sessões, em que o paciente confirma a hipótese característica inicial trazida pela namorada, com questões de insegurança, complexo de inferioridade, timidez e medo julgamentos. Apresentando um quadro de ansiedade patológica, mais especificamente fobia social que será trabalhado pelo terapeuta através de um tratamento de choque e confronto dessas demandas.

ENQUADRAMENTO CLÍNICO E REAÇÃO TERAPEUTA CLIENTE-

O enquadramento são as variáveis mantidas e constantes no período de tratamento terapêutico que irão estar entre o paciente e o seu terapeuta, por isto existe uma flexibilidade pois será de acordo com as características de cada paciente.

 No filme "terapia do amor" podemos ver claramente o enquadramento mantido entre a Terapeuta e sua paciente, nos momentos de terapia a paciente sempre se remete ao mesmo local, tem seu horário correto de início e fim da sessão, no início da trama pode-se perceber que cada uma delas tem os seus papéis esclarecidos no momento do set terapêutico, porém depois do surgimento do envolvimento da paciente com o filho da terapeuta é desencadeado um giro de papéis onde a terapeuta passa a se comportar como mãe e não terapeuta, quebrando assim o desenvolvimento do tratamento com sua paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com