TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Breve

Por:   •  23/11/2021  •  Ensaio  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Na busca de tratamentos de curta duração que possam promover alívio ao sofrimento psíquico, uma das técnicas possíveis é a psicoterapia breve. A psicoterapia breve é uma terapia que estabelece foco definido entre o paciente e o terapeuta, com uma meta reduzida e modestas que as psicoterapias convencionais.

O trabalho terapêutico em psicoterapia breve, segundo Braier, tem como característica substancial o foco, ou seja, estar “enfocado” para determinada problemática do paciente, que adquire prioridade, dada sua urgência e/ou importância, enquanto se deixam de lado as demais dificuldades. Para isso, há uma eleição dos conflitos a serem tratados. Braier utiliza o conceito de “ponto de urgência” que “corresponde à situação psíquica inconsciente de conflito que, pela ação de fatores atuais, predomina no sujeito num dado momento, sendo motivo de determinadas ansiedades e defesas. ” (Braier, 1991, p.44).

O foco ou conflito de foco refere-se ao conflito ou situação potencial atual do paciente, que depende das preferências teóricas e da experiência do indivíduo. Por exemplo: sintomas, defesas, impulso, relações objetais, características de caráter, conflitos e suposições psicodinâmicas básicas devem ser resolvidos por meio de ações diretas e concretas, ignorando outros aspectos da personalidade.

A Psicoterapia Breve pode se dar em algumas sessões ou em alguns meses, pode ser psicanalítica, egoica, psicodramática, comportamental-cognitiva, pode ser de caráter individual, casal, grupal, familiar, pode ocorrer em consultórios, hospitais, instituições diversas, pode ser destinada a crianças, adultos, idosos, por exemplo.

A terapêutica incluindo alguns parâmetros, tais como o limite de tempo da terapia, sua focalização em torno de uma problemática central ligada à queixa e à demanda do paciente, a considerações das possibilidades do paciente, do terapeuta e da instituição na qual se dará o atendimento, para a viabilização da proposta no tempo estipulado. A indicação para uma terapia é mais restrita que para o tratamento-padrão, considerando que o paciente, nestes casos, deve ser capaz de focalizar, de reconhecer os limites de tempo (o que um psicótico em surto não consegue, por exemplo) e de poder aproveitar a terapia neste menor espaço temporal.

A Psicoterapia Breve não existe para impedir o aprofundamento nas questões do paciente, ou para mantê-lo na superficialidade, sem maiores reflexões. Pelo contrário, ela possibilita a terapia para aquelas pessoas que, por diversas razões, estão interessadas em um trabalho com tempo limitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com