TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia - Neuroanatomofisiologia Trabalho sobre Demência

Por:   •  6/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.952 Palavras (12 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Universidade Anhanguera

Psicologia - Neuroanatomofisiologia

Trabalho sobre Demência

 

São Paulo

        Mai/2022

Alunos

Ana Márcia Rocha Carvalho – RA:127132414365

Andrei Luís Brito Vieira – RA: 129067014365

 Daniel Galvez Dantas – RA: 130606214365

Emidio da Silva Carvalho Neto – RA: 127132614365

Priscila Belo Basso – RA: 120761414365

Trabalho sobre Demência

Trabalho com foco em entender a patologia, as causas e tratamentos sobre a Demência vascular

 

Professora

Erica Fernanda L. Pozzato

São Paulo

        2022

Sumário

Introdução        3

Demência        4

Causas e tipos de Demências:        5

Diagnóstico da Doença:        5

Demência Vascular        6

Como diagnosticar Demência Vascular        7

Diferenças entre demência Vascular e o Alzheimer        7

Tratamento        8

Terapias psicológicas para o tratamento de demência        8

Prevenção        10

Conclusão        11

Referências        13

Introdução

Demência é um termo que choca a grande maioria das pessoas, pois, ao ouvir esta palavra associam essa doença a ideia de loucura, situação destrutiva do funcionamento da mente em questão a realidade.

Neste trabalho abordaremos a demência vascular (ou isquemia cerebral) que também se caracteriza por microangiopatia, sendo; micro > pequeno, angio > vasos, patologia > doença. Falaremos sobre seus diversos campos, similaridades e diferenças, apresentando suas causas, fatores de risco, diagnóstico, prevenção e possíveis tratamentos.

DEMÊNCIA

        A demência não é apenas um tipo de doença, ela é considerada uma síndrome, ou seja, é um grupo de sinais físicos e sintomas que a pessoa apresenta, estando presente em várias doenças diferentes.

        O envelhecimento progressivo da população mundial leva à certeza de que as demências ocuparão, em nosso país, um dos primeiros postos como causa da morte e despesa médica e social.

        A demência é uma doença mental caracterizada por prejuízo cognitivo que pode incluir alterações de memória, problemas estes que podem ser desde um simples esquecimento ou até um prejuízo severo a ponto de não se recordar da própria identidade. Problemas de comportamento, normalmente caracterizado por agitação, insônia, choro fácil, comportamentos inadequados, perda de inibição social normal, alterações de personalidade, desorientação em relação ao tempo e ao espaço, raciocínio, concentração, aprendizado, realização de tarefas complexas, julgamento, linguagem e habilidades visuais-espaciais. Essas alterações podem ser acompanhadas por mudanças no comportamento ou na personalidade (sintomas neuropsiquiátricos).

        Algumas doenças podem apresentar manifestações comportamentais características da demência. Nesse caso, o diagnóstico diferencial é de extrema importância, porque elas são passíveis de tratamento e o indivíduo pode retornar a vida normal.

        Existem muitas doenças ou alterações orgânicas capazes de levar a um quadro de demência. Muitas destas causas relacionadas a Demência, podem ser tratadas e até mesmo reversíveis, irá depender do exato diagnóstico e tratamento.

        A demência não é uma doença única, mas sim um grupo de sintomas provocados por danos no cérebro, dos quais a perda de memória e a piora das capacidades cognitivas são os mais característicos.

Causas e tipos de Demências:

A demência pode ser causada por várias condições neurológicas diferentes, dentre elas:

  • Doença de Alzheimer: é a mais comum das demências. Sua principal causa é a acumulação de proteínas tóxicas geradas no cérebro, que vão danificar direta ou indiretamente os neurônios, e, finalmente, vão provocar a mortes destes.
  • Demência da Doença de Parkinson: a demência pode ocorrer no curso da doença de Parkinson e apresenta sintomas muito semelhantes aos da demência nos Corpo de Lewy, tem este nome por ser causada devido as estruturas proteicas anormais (“corpos de Lewy”) que se formam dentro das células do cérebro, com sintomas parecidos com a doença de Parkinson.
  • Demência Fronto temporal (DFT): causa perda de células nervosas no cérebro atingindo duas partes específicas do cérebro, chamadas lobos frontal e temporal.
  • Outros tipos e causas de demência: demência senil, demência associada à AIDS, demência de Creutzfeldt-Jakob, demência de Huntington, alcoolismo crônico ou traumas repetidos na cabeça, e Demência Vascular, esta última, tema que será tratado neste trabalho.  

Fatores de risco para Demência:

  • Idade: mais comum em pessoas acima de 80 anos;
  • Histórico familiar: componente genético;
  • Outros fatores: pressão alta, tabagismo, diabete podem ser fatores de risco para doença de demência, entre outros.

Diagnóstico da Doença:

        Muitas vezes é um familiar que vem ao médico porque seu parente desenvolveu uma perda de memória e já não pode viver sozinho. Por ser mais comum, a doença de Alzheimer é a forma de demência mais conhecida. Depois do Alzheimer vem a Demência Vascular, segunda forma mais comum de demência, e da qual a população em geral conhece menos.

        A avaliação por um neurologista é fundamental. A história clínica com informações tanto do paciente quando dos familiares que o acompanham, bem como, a realização de testes cognitivos e de memórias são essenciais. Os resultados desses testes podem ser monitorados ao longo do tempo para se observar a resposta do tratamento e evolução da doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com