TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social

Por:   •  30/5/2017  •  Dissertação  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 3

1-Como a psicologia social aborda a relação individuo sociedade? A partir dessa discussão (individuo, cultura e sociedade) pesquisem e descrevam algum exemplo atual de transformação coletiva, algum exemplo de organização a partir da sociedade civil.

RESPOSTA

Para que possamos compreender o ser humano, além de estudar sua estrutura física e sua origem animal, é importante, investigar, pesquisar, avaliar como ele surge dentro de um contexto sociocultural.

A psicologia social tem como objeto de estudo a interação entre homem e sociedade. Individuo e sociedade são duas instancias distintas que interagem entre si. São temas importantes dessa interação: (preconceito, atitude, comunicação relações grupais, liderança, entre muitas outras).

Exemplo de transformação coletiva:

A aprovação da lei que pontua os condutores infratores, e´ um exemplo de transformação no comportamento de uma determinada sociedade. A sociedade passou a ter mais responsabilidade no transito a partir do momento que tomou ciência de que além da multa em si, seria penalizados com a pontuação.

Pois somente com a penalidade da multa, os mais favorecidos economicamente, não sentiria diferença e conseguintemente não mudaria os hábitos no transito.

Exemplo de organização a partir da sociedade civil.

São organizações que visam beneficiar grupos específicos como: sindicatos trabalhistas, partidos políticos, cooperativas, etc.

2. Explique a seguinte afirmação de Silvia Lane e fundamente sua resposta com base no materialismo histórico dialético, fazendo uma crítica à sociedade capitalista.

“Esta afirmação não significa reduzir as áreas especificas da Psicologia à Psicologia social, mas sim cada uma assumir dentro da sua especificidade a natureza histórico-social do ser humano. Desde o desenvolvimento infantil até as patologias e as técnicas de intervenção, características do psicólogo, devem ser analisadas criticamente à luz desta concepção do ser humano - é a clareza de que não se pode conhecer qualquer comportamento humano isolando-o ou fragmentando-o, como se este existisse em si e por si”.

RESPOSTA

A dialética defende um princípio exploratório aberto, acredita que os eventos são dependentes da ação humana, ou seja, a consciência é uma característica humana, e é ela que favorece a disposição para a construção dos eventos. Então a partir deste principio Silvia Lene nos diz em não se reduzir as áreas especificas da psicologia, mas ela sugere que cada uma das áreas deve se tomar parte a natureza histórico social (ou seja, as vivências) do ser humano desde o desenvolvimento básico, até o mais complexo. E para isso é levado em consideração, o ambiente em que o sujeito está inserido, suas experiências de vida, sua relação com a sociedade.

3. O que consiste um quefazer do Psicólogo não míope e conscientizador?

RESPOSTA

Baseado nos dizeres de Martin Baró ''[(...) psicólogo [...] deve ajudar as pessoas a superarem sua identidade alienada, pessoal e social, ao transformar as condições opressivas do seu contexto [...]'' podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com