TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE – UNIRV

KÁRIMA MORAES PRETO

MARCÉLLY MOURA COUTINHO

PSICOLOGIA 2º PERIODO

RESUMO SOCIOLOGIA

RIO VERDE

2016

Marx – Era Materialista        

        Segundo Marx, a mercadoria é, antes de tudo, um objeto externo, algo que por meio de suas propriedades satisfaz necessidades humanas de um tipo qualquer. Além disso, para que seja considerada mercadoria, o objeto ou produto deve possuir valor de troca e valor de uso.

        Neste contexto, mede-se a quantidade de valor da mercadoria baseando-se no tempo gasto e no trabalho para a produção dela.

        Marx afirma em sua obra que, “ a utilidade de uma coisa dá a ela um valor de uso”, e ainda “ o valor de troca aparece inicialmente como a relação quantitativa, a proporção na qual valores de uso de um tipo são trocados por valores de uso de outro tipo, estabelecendo assim, uma relação que se altera constantemente no tempo e no espaço.

        Conforme Marx, (_______, p._____), “ Quem por meio de seus produtos satisfaz as suas próprias necessidades, cria certamente valor de uso, mas não mercadoria. ”

        Para que a mercadoria seja produzida, é necessário não somente o valor de uso e sim, valor de uso para outrem e valor de uso social.

        

        Durkheim tinha uma visão de que a sociologia era uma nova ciência que poderia ser usada para esclarecer questões filosóficas tradicionais, examinando-as apenas com base na experiência. Alguns dos principais temas tratados por ele foram: a importância da sociologia como uma ciência empírica, a ascensão do indivíduo e a formação de uma nova ordem social, as fontes e o caráter da autoridade moral na sociedade.

        Para Durkheim, o estudo dos fatos sociais e a principal preocupação intelectual da sociologia, caracterizando fatos sociais como os aspectos da vida que modelam nossas ações como indivíduos, tais como o estado da economia ou a influência da religião. As três principais características do fato social são: coercitivo, geral e exterior ao indivíduo.

        Ao estudar os fatos sociais, Durkheim enfatizou a importância de se abandonar os preconceitos e a ideologia. Ele desafiou os sociólogos a estudar as coisas como elas realmente são e a construírem novos conceitos que refletem a natureza verdadeira das “coisas” sociais.

        Além disso, ele estava particularmente interessado na solidariedade social e moral. Descreveu dois tipos de solidariedade contrastantes, a mecânica e a orgânica, relacionando-as com a divisão do trabalho, e com o aumento de distinções entre diferentes ocupações. Neste contexto, Durkheim inseriu o tempo “anomia”, referindo-se a um sentimento de falta de objetivos ou de desespero, provocado pela vida social moderna.

        Emile Durkheim realizou uma análise sobre o suicídio. Seu estudo mostrou que mesmo um ato altamente pessoal como o suicídio, é influenciado pelo mundo social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com