TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social

Por:   •  23/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

PSICOLOGIA SOCIAL NO COTIDIANO

SÃO PAULO

2018

PSICOLOGIA SOCIAL NO COTIDIANO

Trabalho apresentado ao professor Ed Otsuka da disciplina Psicologia Social, turma PS3P13 noturno do curso de Psicologia.

SÃO PAULO

2018


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................2
  2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................................3
  1. O que é psicologia social?.........................................................................3
  2. Psicologia social no cotidiano....................................................................4

2.2.1 Onde o Psicólogo social atua............................................................4

  1. Homofobia..................................................................................................5
  1. Referências............................................................................................................7

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de mostrar o que é a psicologia social como teoria e mostrar o seu cotidiano, aplicada. Lugares onde o psicólogo social atua, e também falaremos sobre a homofobia, um tema que envolve a psicologia social.

A Psicologia social surgiu no século XX para estabelecer uma ponte entre a psicologia e a sociologia. O seu objeto de estudo é o comportamento de indivíduos em interação. Os psicólogos sociais examinam as interações das pessoas com os outros e com o ambiente social. Eles podem trabalhar no âmbito da Saúde, Educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social, em instituições e ONGs.

A homofobia é um tema que já existe há muito tempo. Esse tipo de preconceito com pessoas que possuem relações homo afetivas, hoje em dia está cada vez pior, fazendo com que muitas pessoas cometam suicídio.

2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 O que é psicologia social

O enfoque da Psicologia Social é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente. E isto acontece desde o momento em que nascemos, ou mesmo antes do nascimento, enquanto condições históricas que deram origem a uma família, a qual convive com certas pessoas, que sobrevivem trabalhando em determinadas atividades, as quais já influenciam na maneira de encarar e cuidar da gravidez e no que significa ter um filho. Esta influência histórica-social se faz sentir, primordialmente, pela aquisição da linguagem. As palavras, através dos significados atribuídos por um grupo social, por uma cultura, determinam uma visão de mundo, um sistema de valores e, consequentemente, ações, sentimentos e emoções decorrentes. (LANE. S, 2006)

A Psicologia Social estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, esta entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para a continuidade da sociedade. A grande preocupação atual da Psicologia Social é conhecer como o homem se insere neste processo histórico, não apenas em como ele é determinado, mas principalmente, como ele se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive. (LANE. S, 2006)

2.2 PSICOLOGIA SOCIAL NO COTIDIANO

2.2.1 Onde o psicólogo social atua?

O psicólogo, nesse campo, desenvolve atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, no âmbito da Saúde, Educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social. Seu trabalho envolve proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou definição de políticas públicas. Realiza estudo, pesquisa e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade, com o intuito de promover a problematização e a construção de proposições que qualifiquem o trabalho e a formação no campo da Psicologia Social.

Muitos psicólogos sociais optam por trabalhar em ambientes educacionais, em faculdades e universidades onde realizam pesquisas ou dão aulas.

Outros psicólogos sociais trabalham para escritórios governamentais, organizações sem fins lucrativos, hospitais, escritórios de serviços sociais e empresas privadas.

Alguns lugares em que o psicólogo social pode atuar:

  • Penitenciárias.
  • Asilos, abrigos/orfanatos.
  • Hospitais
  • Centros de atendimento a crianças e adolescentes.
  • Centros de atenção psicossocial (CAPS)
  • Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
  • Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)

Entre outros.

2.3 HOMOFOBIA

A homossexualidade existe há muitos anos. Na Grécia antiga, como forma de pederastia, era uma prática de educação, transmissão de valores e era a passagem do jovem para a vida adulta.

 Mais tarde, a homofobia nasceu na Europa Medieval, e a relação de pessoas do mesmo sexo chegou a ser considerada como crime. O homossexualismo já chegou a ser considerado como uma patologia e estava presente na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados com a Saúde (CID 10)

Hoje em dia ainda existe preconceito em relação às pessoas que possuem relações homo afetivas, sejam entre homens ou mulheres.  No ano de 2017, um juiz autorizou psicólogos a oferecerem terapias de reversão sexual – a chamada “cura gay” – para pacientes homossexuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com