TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social

Por:   •  23/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

Método

A metodologia utilizada para a concretização desse projeto foi o levantamento das dificuldades e barreiras para inserção das pessoas portadoras de deficiência intelectual em nosso município através de entrevista com a psicóloga da LACE. Com base nesses dados, foram desenvolvidas as seguintes ideias:

- Identificação de funcionários que necessitam de melhor capacitação

- Capacitação de profissionais através de parcerias Universidade e ONG

- Contratação supervisionada de aluno estagiário não-remunerado UNISA dos sextos e sétimos semestres com rotatividade semestral

- Capacitação da empresa para superar as limitações do deficiente intelectual

- Palestras informativas com o intuito de maior integração e informação dos funcionários para melhor inserção dos cidadãos com deficiência intelectual

- Promover ações entre a ONG LACE e a empresa contratante  

 

Conclusão

O processo de exclusão historicamente imposta às pessoas com deficiência deve ser superado por intermédio da implantação de leis constitucionais e pela conscientização da sociedade sobre as potencialidades desses indivíduos. No presente trabalho pretendeu-se colocar em pauta a limitada inserção de cidadãos com deficiência intelectual no mercado empresarial.

O mundo corporativo deve analisar a integração da pessoa com deficiência no mercado de trabalho sob a ótica de suas qualificações e não de suas limitações e restrições para o exercício em questão. Essas pessoas, além das empresas com cotas que excluem parte de cidadãos portadores de deficiência devidamente qualificados,  precisam também de apoio do Estado, da família e da sociedade para o auxílio à sua integração.

Diante do exposto, a capacitação , competência e pró-atividade das pessoas portadoras de deficiência intelectual permitem maior proximidade à igualdade. Portanto, Estado, família, sociedade e empresas devem auxiliá-las na inserção ao mercado de trabalho  e com isso,  ampla interação com a sociedade, gerando reconhecimento na participação ao auxílio à economia, geração de empregos e inclusão social.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com