TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social

Por:   •  8/2/2020  •  Tese  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 6

Essencialmente qualitativo. //Relativista, integrador e social, valoriza cultura, social e economia.

Ciência - Tentativa de descobrir uma ordem, de mostrar que certos eventos estão relacionados com os outros. Constituída por teorias que resumem e organizam de forma racional e coerente, muitas relações colocadas em evidência empiricamente. Produz zonas de sentido da realidade do fenômeno estudado e se constitui através de paradigmas e modelos que fornecem problemas e soluções para um grupo de pesquisadores por um determinado período. Ocorre de forma interativa, por um processo acumulativo gradual de aproximações sucessivas ao estudo, no qual cada solução é função do ciclo precedente, e o consolida e desenvolve. Procedimento dinâmico. Não existe ciência neutra.

O conhecimento filosófico é teórico / dedutivo. As ciências surgiram na filosofia. Lógica formal (indução e dedução) e lógica dialética.

Paradigma: Conhecimentos que foram construídos cientificamente sobre determinado assunto, por outros estudiosos que abordaram anteriormente lançaram do sobre uma pesquisa. Explica ou compreende um conjunto de fenômenos ou processos.

L: subjetivas e impressionistas. T: objetivas e científicas.

L: trabalhar com universo dos significados, dos motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes: conjunto de fenômenos que são parte da realidade social. Precisa ser explorada e interpretada. Trabalhar com a qualidade.Fenômeno investigado é sempre contextualizado.

Foco na interpretação invés de quantificação, em fazer na subjetividade ao invés de objetividade flexibilidade no processo de conduzir a pesquisa, preocupação com um contexto, influência sobre a situação de pesquisa.

Quantitativa: testar teorias objetivas, examinando a relação entre variáveis,. Podem ser medidas por instrumentos para que dados numéricos possam ser analisados por procedimentos estatísticos. Trabalhar a partir do momento em que o objeto investigado é assumido pelo investigador como contábil/mensurável. Separação entre sujeito e objeto. Compreensão do fenômeno por meio de explicações ou compreensões das relações entre variáveis.

Metodologia

Quali: Aceitação explícita da influência de crenças e valores sobre a teoria, sobre a escolha de tópicos de pesquisa, sobre método e sobre a interpretação de resultados. // Quantitativa: intenção de controlar a pesquisa ou negação de envolvimento emocional.

Coleta de dados

Qualitativa: falta de controle de variáveis estranhas. Todas as variáveis são consideradas importantes. // Quantitativa: controle máximo sobre o contexto, inclusive produzindo ambientes artificiais com objetivo de reduzir ou eliminar a interferência de variáveis interferência e irrelevantes.

Sujeito - ativo L, T passivo// Aplicabilidade L Postura de vista, ajudar as pessoas a obter autodeterminação T Somente contribuir para o avanço do conhecimento aplicável a todas as pessoas

Ciência: teoria (conhecimento), método (aplicabilidade) e técnica.

PROJETO DE PESQUISA

Objeto construído: cartografia de escolhas para abordar a realidade.

DIMENSÕES: técnica: regras científicas. ideológica: escolhas do pesquisador. Não há neutralidade. Conhecimento científico é sempre histórico e socialmente condicionado. científica: ultrapassar senso comum através do método científico.

OBS: caminho a ser seguido. responsabilidade pública com a realização do que foi prometido.

Conhecimento científico, caráter: Aproximado, provisório, inacessível em relação à totalidade do objeto, vinculado à vida real, condicionado historicamente. Se dar conta de suas pretensões: c/ a possibilidade de pesquisar, as perguntas que ele quer ver respondidas, a importância científica, acadêmica e social.

CARTA DE INTENÇÕES detalhadas que se preste a informar aos leitores deste documento se aquilo que se pretende fazer tem o suporte humano e técnico-operacional suficiente para ser realizado. Redigido no tempo verbal do futuro do presente

Elaborar pesquisa: função é estabelecer as metas que o pesquisador irá perseguir e o lugar a que deseja chegar  ao fim do trabalho. Geral: conhecimento que o estudo proporcionará em relação ao objeto. Específicos: formulados a partir dos desdobramentos das ações que serão necessárias à realização do obj geral.

PERGUNTAS: o que?, para que? por que? como?, por quanto tempo?, com que recursos? e a partir de quais fontes? com quem?

Componentes: IDENTIFICAÇÃO: capa e folha de rosto. SUMÁRIO: Introdução: apresentação do tema, revisão de literatura, objetivos(gerais e específicos), hipóteses (?) e justificativa. Método: participantes, instrumentos, aparatos de pesquisa, procedimentos para coleta de dados, procedimentos para análise de dados e ressalvas éticas. REFERÊNCIAS. ANEXOS.

INTRODUÇÃO: condições sobre as quais a pesquisa irá se desenvolver. Apresentação do tema: deixar claro quais as suas afiliações científicas e filosóficas, qual a concepção de homem que oferece ponto de partida para a construção da pesquisa. Revisão de literatura: serve para a composição do pano de fundo conceitual a partir do qual serão definidos e construídos os problemas, objetivos e métodos que caracterizam a pesquisa.

pergunta de pesquisa

objetivos 

hipóteses - social

                - institucional

                - acadêmico

justificativa

METODO participantes, local, instrumentos, aparatos de pesquisa, procedimento de coleta de dados, procedimento de análise de dados, ressalvas éticas

caracterização dos sujeitos que efetivamente participarão da pesquisa, isto é, a AMOSTRA - quantos,

critérios de inclusão e critérios de exclusão

inclui também a caracterização da instituição, na situação da pesquisa ter sido conduzida dentro de uma instituição

-- trata-se da relevância, do por que tal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com