TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social

Por:   •  17/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Disciplina: Psicologia Social

Professor: Fábio Sager

Acadêmica: Manoela Todeschini Ferreira

Questões referentes ao capítulo 1 do livro " Psicologia Social"

  1. Caracterizar Psicologia Social e tecnologia social, salientando as diferenças entre elas.

Psicologia Social: Dedica-se a pesquisas destinadas a promover avanços e refinamentos teóricos, coletar dados, identificar problemas e situações, avaliar a eficácia de uma intervenção sobre determinado assunto ou ainda “atualizar” informações baseadas em estudos anteriores. Um cientista não orienta seus estudos na busca de uma solução, mas sim de uma explicação.

Tecnologia Social: Segundo Jacob Varela (1975) a tecnologia social “É a atividade que conduz o planejamento de soluções de problemas sociais a partir da combinação de achados derivados de diferentes áreas das ciências sócias”. Ou seja, de forma simplificada a tecnologia social tem como objetivo a solução de problemas baseados nos estudos teóricos de áreas das ciências sociais, como a Psicologia Social.

  1. Qual a diferença entre Psicologia Social e Sociologia?

Por mais que ambos estudem fenômenos sociais, eles diferem no seu objeto material, ou seja, estudam fenômenos sociais diferentes.

        Psicologia Social – Indivíduo em relação com outras pessoas.

Difere-se em duas correntes: Psicologia Social psicológica (EUA) – Enfoque nos pequenos grupos e suas dinâmicas, como o indivíduo inserido nesses grupos processa e organiza informações e como essas interações o afetam; E Psicologia Social sociológica (Europa) – Procura eliminar a dicotomia entre indivíduo – sociedade, além das posições grupais (status) e também ideologias/valores da sociedade.

A última sendo ainda mais parecida em termos de objetivos de estudo com a sociologia.

        Sociologia – Instituições sociais e sociedade.

Também diferem nos seus métodos de estudo (Psico – Experimental; Socio – Outros métodos)

  1. Se a maior parte das áreas da psicologia lidarem com a interação entre as outras áreas?

Seus métodos de estudos (pesquisas científicas embasadas na experimentalidade), trazendo veracidade efetivamente comprovada ao que parece óbvio;

Seus objetos de material, os fenômenos sociais que estudam;

O estudo voltado para o contexto do indivíduo na sociedade como fator contribuinte para a formação do mesmo (retirando o enfoque do estudo psicológico apenas como individual e dicotômico), além da relação exercida entre os dois;

  1. Discutir o tema: a Psicologia Social e a relevância social de suas descobertas.

No sentido prático, sem as descobertas obtidas por pesquisas científicas com a capacidade de comprovar fenômenos sociais dentro da psicologia, muitas invenções e soluções sociais não seriam possíveis. No sentido teórico, conhecimento nunca é demais, ele se multiplica, formando novas informações (através de contestações e aprofundamento científico) capazes de formar conclusões e descobertas imprescindíveis para humanidade. Não é porque um conhecimento é desenvolvido sem um objetivo focado em solução, que ele é inútil.

  1. O psicólogo social é um cientista ou um tecnólogo? Justifique sua resposta.

Um cientista, pois ele tem como objetivo, estudar e desenvolver conhecimento em forma de teorias científicas (obtidas através de pesquisas científicas), sobre determinado objeto de material/fenômeno, sem necessariamente dar soluções para a problemática apontada.

  1. Em sua opinião, a Psicologia Social é uma ciência? Justifique sua resposta.

Com toda certeza! Apesar da sua história curta dentro da área científica, a partir do momento que a Psicologia Social utiliza- se de pesquisas científicas que tem como princípio a observação e experimentação na obtenção de dados e informações objetivas, você está criando conhecimento científico.

  1. Qual a diferença entre pesquisa “básica”, pesquisa “aplicada” e tecnologia social? Como elas se inter-relacionam?

A pesquisa básica é focada na melhoria de teorias científicas enquanto a pesquisa aplicada consiste na aquisição de novos conhecimentos, porém dirigida para um determinado fim ou objetivo prático. Já a tecnologia social é a atividade focada no planejamento de soluções de problemas sociais a partir de achados derivados de diferentes áreas das ciências sociais.

O tecnólogo social não se importa em descobrir a realidade ou criar algum conhecimento teórico, o seu foco é a solução de problemas de forma prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com