TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social

Por:   •  9/10/2022  •  Bibliografia  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 2

Na tarde de 02 de dezembro de 2021, às 17:30 hrs nos concedeu gentilmente uma entrevista sobre sobre a sua prática em terapia de grupo.

É psicóloga, formada pela PUC-GO, trabalha como funcionária da Prefeitura de Goiânia em atendimento psicológico em um bairro central de Goiânia.

Seus pacientes são na maioria dependentes químicos e pessoas em situação de rua. Chegam espontaneamente, mas existem os casos em que são obrigados ao tratamento psicoterápico pela justiça.

Ela nos relatou que existe uma preparação para os encontros. Ou seja, há uma metodologia a ser seguida, que o trabalho é feito em equipe: há sempre pelo menos uma outra pessoa auxiliando, e dando apoio ao trabalho.

Ela acredita que o estímulo que leva a que um paciente se sinta encorajado a falar sobre si mesmo, decorre do fato de as pessoas do grupo terem os mesmos problemas em comum.

Ela acha que, como o trabalho é programado, o papel do terapeuta e mediador do grupo é bem definido.

Relata que pessoalmente não se sente frustrada quanto aos eventuais resultados negativos dos pacientes, pois é sempre uma tentativa em que as pessoas se sentem ajudadas, e isso sempre conduz a uma melhora; depois de um certo tempo algumas podem voltar necessitando novamente de ajuda terapêutica.

O trabalho é muito amplo, com várias modalidades terapêuticas, como psicodrama. Entre outras abordagens é aplicada a gestalt terapia

Para a formação de um terapeuta de grupo, ela nos disse que é necessário em primeiro lugar “muito estudo”, muita observação nos estágios, e, por último, a prática do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com