TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social

Por:   •  20/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 5

        Kurt Lewin, pioneiro da Psicologia Social e dos estudos em grupos nos mostra a teoria do campo e o espaço vital. Onde o foco da teoria de Lewin permite estudar nossos comportamentos com uma espectativa de totalidade, sem ficarmos em uma analise das partes separadas.

Lewin nasceu nasceu na Polonia, depois sua familia se mudou para Alemanha onde estudou Medicina e Biologia, logo em seguida começou a se interessar pela Psicologia e a Filosofia. Começou a trabalhar no instituto de Berlim, porem com a ascensão nazista Kurt decide sair da Alemanha e se estabelecer nos Estados Unidos, onde começa dar aulas em diferentes Universidades.

Kurt optou por estudar os comportamentos sem isola-los de seu contexto natural, por isso focou seus estudos em grupos. Para ele a psicologia  não deve focar nos estudos da pessoa e do ambiente como se estas fossem duas peças a serem analisadas separadas e si como se afetam entre si, em tempo real.

O comportamento, em sua visão, não depende nem do passado nem do futuro e sim dos fatos e acontecimentos atuais como o sujeito percebe. Os fatos estão interconectados e constituem um campo de força dinamico que podemos denominar Espaço Vital. Por isso o espaço vital ou campo psicologico de forças viria a ser o ambiente que engloba a pessoa e sua percepção da realidade proxima. Trata- se de um espaço subjetivo, proprio, que guarda a forma de olharmos o mundo, possibilidades, medos, experiencias e expectativas.

A influencia do campo psicologico sobre o comportamento é tal que Lewin chega a determina-lá como; se não existir mudanças no campo, não haverá mudanças no comportamento.

Com base na Teoria de Kurt podemos relacionar alguns aspectos observados na instiuição CAPS. Kurt  nos falar que o campo vital é aquilo que nos engloba e o modo de como percebemos o mesmo, em uma das visitas participamos de uma atividade em grupo, onde a finalidade do encontro era trabalhar os aspectos cognitivos, a psicologa trouxe atividades de colorir, com conjuntos de letras, números e simbolos.

Sem exitar eles fizeram, e observando o grupo vi aspectos coesivos entre eles, um auxiliando o outro sem julgamentos. Era notavel percepção destes membros no grupo, onde eles podiam se ajudar, ou até mesmo errar e saber que o outro estaria sempre auxiliando. Em outro encontro de Psicodrama podiamos ver a sincronia com que os membros dos grupos se relacionavam, a democracia de deixar espaço aberto para o outro se expressar, a iniciativa de fazer determinadas cenas e o respeito mutuo para com o outro.

Lewin, afirmava que a dinamica dos grupos é o meio de estudos das forças que estão ativas no meio do grupo. É de grande importancia para as organizações pois considera que os grupos, são grandes responsaveis para o alcance dos objetivos organizacionais.

A iniciação do grupo, a decisão coletiva nas relações entre os membros, ou seja a concordancia sobre meta e objetivos é fundamental para atingir as tais metas e objetivos.

Outro autor muito importante que estudou os grupos foi o Schurtz, sua teoria baseia se nas necessidades interpessoais. Ele destaca na sua teoria a interdependencia a correlação entre o grupo, a integração e o nivel de criatividade, estes conceitos são usados para exemplicar o que acontece quando algumas necessidades são sastifeitas.

Schurtz aponta tres aspectos de necessidade interpessoais:

  • NECESSIDADE DE INCLUSÃO
  • NECESSIDADE DE CONTROLE
  • NECESSIDADE DE AFETO

        Ao falar de inclusáo Schutz se refere a necessidade que o ser humano tem de se sentir vinculado, aceito, valorizado no grupo inserido, questoes estas muito ligadas a de sobrevivencia. Logo se algum membro do grupo se sente ''fora'' do grupo terá um comportamento mais retraido, ou atitudes extrovertidas não suportando fica sozinho.

Já a necessidade de controle refere-se ao poder, a autoridade de como o individuo ve a si, os outros membros do grupo e suas responsabilidades. O desejo de controle depende do desejo de ser controlado, ausentando as responsabiidades e o controle do grupo, como por um exemplo o individuo que demanda o poder, tem por sua vez uma carga maior de responsabilidade tomando para si o controle do grupo. Já o individuo que se insenta da carga de responsabilidade, recursa o lugar de poder do grupo. Sendo assim, uma das possiveis hipoteses para responder essa questão é o sentimento do individuo de incapacidade sobre o poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com