TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.772 Palavras (16 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

DEBORA DA SILVA OLIVEIRA 429681

LARISSA FERNANDA MANOEL FERREIRA 429795

MARIA LUIZA CAETANO MONTEIRO DE OLIVEIRA 429817

SANDRA CRISTINA BONFIM 429868

UILISSON RENATO SILVA 429899

ATPS PSICOLOGIA SOCIAL

CURSO: SERVIÇO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL l

PROFESSORA: HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO

VALPARAISO

2014

Introdução

O lixo representa tudo que não tem valor, trazendo a concepção de que deve ser descartado, jogado fora, é visto como sujeira que deve ser retirado das residências, indústrias e estabelecimentos comerciais.

Reciclar significa transformar materiais descartados em novos produtos para o consumo. Este procedimento contribui com a preservação do meio ambiente e com a economia. Outro beneficio da reciclagem é a quantidade de empregos que são gerados, pois muitos desempregados buscam trabalho neste setor por falta de outras oportunidades.

Muitas campanhas educativas tem sido realizadas com o objetivo de despertar a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades, que aumenta cada dia mais devido ao crescimento populacional. Portanto a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta.

Dessa maneira, o trabalho dos catadores de material reciclável é de grande importância para a sociedade , pois evitam diversos problemas de saúde pública e ambientais decorrente da quantidade e da disposição inadequada do lixo no âmbito das cidades. Entre os benefícios da reciclagem estão: a diminuição da poluição do solo, água e ar, melhora na limpeza da cidade, prolonga a vida útil dos aterros sanitários, e gera renda aos catadores.

“Quanto ao trabalho desenvolvido pelos catadores, podemos listar todo um conjunto de considerações sociais e ambientais sobre a relevância das suas atividades, ou seja, podemos dizer que a segregação de recicláveis diminui a poluição do solo, água e ar, melhora a limpeza da cidade, prolonga a vida útil dos aterros sanitários (porque desvia alguns materiais que teriam como fim o aterramento) e gera renda (ao comercializarem os recicláveis) (SANTOS e         RIGOTTO, 2008 b)”.

Apesar de todos os benefícios, é um segmento desvalorizado, pelo fato de trabalharem com aquilo que as pessoas não querem, considerado sujo,  que jogaram fora e com odor desagradável.

“A reificação afeta o regime da aparência: a aparência deixa de valer como meio de projeção pessoal e torna-se a coisa com a qual a pessoa é confundida e com que ela própria tende a se confundir. Há aparências bloqueadas, em que se amarrou violentamente o poder de sua aparição. Aparências retidas num ponto em que só dificilmente cumprem sua aparição: retidas num ponto em que, como coisas, dificilmente podem realizar sua aparição metafisica, dificilmente podem transcender as formas abstratas em que foram politicamente congeladas. A reificação age como um bloqueador de aparências, interrompe nos objetos, nos bichos, nos homens o seu poder de aparição. (GONÇALVES FILHO, 1998, p.20; 48-49)”.

Devido as considerações mencionadas acima, foi selecionado o segmento de trabalhadores catadores de material reciclável (lixo), devido a importância que essa atividade traz para a sociedade de maneira geral, porém destacando a realidade social vivida por eles: humilhação e invisibilidade pela sociedade.

Desenvolvimento

No passado, a existência de catadores representava a ineficiência dos serviços de limpeza urbana, e eles eram vistos como intrusos nos locais de destinação final, porém, atualmente houve mudança no modo como os gestores públicos se relacionam com a questão, desenvolvendo políticas de inclusão social.

A questão da inclusão social e produtiva de catadores vem, gradativamente ganhando repercussão pública com programas de coleta seletiva e ações de apoio intensificadas a partir de 2003, cujo avanço foi de suma importância para o enfrentamento da situação de precariedade vivida por esses trabalhadores. Entre outras, salienta-se a aprovação, em 2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº12.305), que prevê a inserção de catadores em programas de coleta seletiva municipais como requisito do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O catador, apesar de ter sua ocupação regulamentada desde 2002 (Classificação Brasileira de Ocupações – CBO nº 5.192-05), ainda sofre preconceitos e é estigmatizado pela sociedade devido ao tipo de atividade que executa, isto é, coletando, selecionando e vendendo matérias proveniente do lixo jogado fora pelas pessoas. O sustento desses trabalhadores depende desses materiais como papel, papelão, vidro, ferro, alumínio, enfim tudo o que é reaproveitável.

O trabalho de catação é prejudicial ao trabalhador, que fica exposto a situações de risco à saúde, andam quilômetros pelas ruas carregando pesadas carroças, disputando perigosamente espaço entre os veículos, sob sol escaldante ou nas noites cuja violência é rotineira, buscando o sustento no lixo descartado pelas pessoas.

Esses trabalhadores também são vistos atualmente como prestadores de serviços ambientais, o que convém melhorar as estatísticas sobre essa população que se encontram expostos a diversos perigos e riscos à saúde, e cuja  jornada diária de trabalho é uma verdadeira prova de vulnerabilidade e resistência., pois andam quilômetros nas ruas, carregando pesadas carroças, disputam perigosamente espaço com os veículos, sob sol escaldante ou no silêncio das noites sujeitos a serem vítimas da violência.

As condições de trabalho são precárias devido a informalidade e a baixa remuneração agregado a desvalorização profissional, o que comprova que infelizmente a sociedade é classista, onde não há igualdade entre as pessoas.

Há esperança de que outras  ações sejam implementadas para fazer valer o reconhecimento dado aos catadores pelo próprio ministério do trabalho desde 2002, quando estabeleceu para a categoria os mesmos direitos e obrigações de um trabalhador autônomo, embora esse reconhecimento não represente o fim da luta dos catadores, que sofrem com a desigualdade social, ficando às margens da sociedade.

Algumas notícias e reportagens jornalísticas relacionados com os catadores de material reciclável:

Segundo essa noticia encontrada no endereço eletrônico www.ecodesenvolvimento.org/noticias/catadores-terao-pagamento-po-servicos-ambientais o ministro do meio ambiente demonstra preocupação com os trabalhadores, apresentando um projeto de pagamento pelos serviços realizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (386.3 Kb)   docx (285.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com