TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social Apresentação

Por:   •  29/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 2

A entrevista como instrumento para conhecimento da realidade comunitária.

A Psicologia Comunitária é uma aplicação da psicologia social para resolução dos problemas sociais nas comunidades. 

A Psicologia Comunitária traz a perspectiva de que as populações socialmente vulneráveis, como quilombolas, negros, indígenas, ribeirinhas, refugiados ou outras, são constantemente atravessadas por exclusões sociais que formam maioria psicológica, sustentadas por ideologias de poder e desigualdades históricas e sociais.

A diferença da atuação do psicólogo comunitário enquanto profissional e agente de um sistema de Estado (CREAS,CRAS,ETC) e a psicologia social enquanto campo epistemológico, pode se dar a partir do entendimento de ambas, onde sendo a Psicologia Social Comunitária uma área da Psicologia que estuda a interação entre as subjetividades do indivíduo e concepções inerentes ao meio social.

Nessa perspectiva, pode-se questionar como pode essa subjetividade se manifestar plenamente, se as regras e normas da sociedade, são impostas desde o nascimento até a morte, por meio de uma determinada disciplina, imposta a todos?  Outra questão, está no fato de que as especificidades éticas do indivíduo, por vezes, não encontram eco nas regras morais impostas por determinadas sociedades. Ambas as questões, na perspectiva do psicólogo social, pode ser pensada em como este pode atuar de forma plena no tratamento dos pacientes inseridos no sistema de saúde com regras tão massificantes e rígidas que tentam enquadrar a todos aqueles considerados fora dos padrões.

Nas entrevistas, a importância de se considerar as dimensões como o ambiente e os recursos individuais e coletivos, sejam eles materiais, psicológicos ou sociais, que favoreçam a saúde dos moradores entrevistados. A entrevista é uma forma de compreender a realidade, o contexto específico, focando, também, a potencialização dos aspectos saudáveis.

Seguindo a perspectiva do SUS sobre a humanização nos atendimentos, a escuta é uma das etapas mais importantes no cuidado e na compreensão da realidade dos seus usuários, para que a doença ou o adoecimento não seja visto como o elemento mais importante na vida da pessoa.

Nas entrevistas, a posição do psicólogo é a de facilitador, que faz com que as próprias pessoas construam o seu processo de autoconhecimento e de sua realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com