TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social e Formas de Vida Rural no Brasil

Por:   •  21/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia Social e Formas de Vida Rural no Brasil.

Resumo 2:

  Este artigo traz uma pesquisa que se interessa nos estudos dos fenômenos psicossociais no ambiente urbano e rural. E tem como objetivo também, conscientizar na população a distinção da população agrária brasileira.

  Um dado chocante abordado na mesma, diz que, atualmente, o Brasil possui 5507 municípios, dentre eles 4089 possui uma população inferior à 20 000 habitantes. Dado esse que choca o pesquisador, pois ¾ dos municípios brasileiros pode ser considerados como de características rurais.

  Quando olhamos para esta população rural, nos deparamos com uma população marginalizada. Pois a mesma é privada de seus direitos básicos como, saúde, educação e justiça. Para acontecer o resgate desse povo para uma vida com cidadania, os psicólogos precisam fazer um trabalho para romper o ciclo vicioso em que se encontra esta parte da população.

  Tal ciclo é sustentado pela falta de acesso aos serviços básicos fornecidos a população, com a falta do mesmo eles entram em um estado de dependência causada pela pobreza financeira e intelectual.

  Apresenta- se também algumas informações sobre os movimentos sociais, manifestações dentre outros que acontecem no espaço rural. Tais movimentos, tem como objetivo em sua maioria, conquistar um espaço com mais oportunidades para a agricultura familiar, um desses movimentos tem como nome movimento dos sem terra.

  Outro dado de extrema relevância que consta no artigo fala que as mulheres que vivem na área rural sofre com um stress maior do que as mulheres que vivem em grandes capitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com