TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social no Brasil

Por:   •  1/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

Sendo a psicologia social uma ciência que foca o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente, tendo como ponto central a relação primordial entre o indivíduo e a sociedade, estar entendida de modo histórico, desde como seus membros de organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessárias para a continuidade da sociedade.

 Surgiu como uma área de atuação da psicologia, estabelecendo um ponto entre a psicologia e as ciências social, sociologia, antropologia, geografia, história e ciência política. Com o avanço da psicologia em países da Europa e Estados Unidos, e mais recente na América Latina, em condições históricas econômicas mundiais aliadas as demandas sócias, abriram caminhos no campo do conhecimento psicossocial.  

No Brasil, a psicologia social foi introduzida pelo professor Otto Klineberg na USP, ainda na década de 50. Sendo o Brasil influenciado em sua maior parte, pela Psicologia norte-americana, pelo fato de seus centros de estudos e por onde iam se aperfeiçoando cientistas. Na década de 60, essa psicologia social sofreu reformulações, devido a novas pesquisas nos cursos de psicologia. Ainda assim, gerou insatisfação, pois o que se procurava fazer era confrontar teorias, conceitos, resultados de pesquisa com fato do nosso cotidiano, visando criticar esse modelo naquele em que não se aplicava a nossa realidade. Porém, se estimulava a pesquisa para um melhor conhecimento do que ocorria em nosso meio.

A década de 80, foi importante para a psicologia social, predominou, nesse momento a busca por uma nova identidade, com muitos debates, congressos, encontros, publicações e reflexões. Foi fundada nesse ano a ABRAPSO, constituindo um importante espaço entre cientistas de diferentes regiões e um importante espaço de posicionamento crítico, conhecimento e intervenção política em nossa sociedade.

No entanto, há desafios que a profissão precisa vencer, pois nem sempre ocorre a finalidade do entendimento da psicologia social crítica, uma vez que perpassa a criticar valores institucionais tradicionais, que tem forte caráter individualista. Sendo um campo de difícil aplicabilidade.  

Atualmente, no contexto brasileiro é fácil enxergar qual profundo são os impactos dos problemas sócias sobre as pessoas.  Portanto, um psicólogo social, afim de entender tais questões, estuda e procura prevenir, identificar e remediar os problemas que não só atingem um indivíduo como também afetam a saúde da sociedade como um todo. Assim sendo, a psicologia social atual desde a adaptação social, indo de um supostamente ideal de cidadão, até uma psicologia crítica, em prol dos movimentos social e de garantia de direitos.

Diante desses fatos, percebe-se a importância da psicologia social no Brasil, sendo uma produtora de conhecimento a respeito do indivíduo e suas interações como também atuante determinante na própria sociedade, devendo ajudar pessoas e diminuir o impacto das desigualdades sócias.

BIBLIOGRAFIAS

ARAUJO, MÁRCIA. A psicologia social no Brasil: Um pequeno resgate. Disponível em: http://pablo.deassis.net.br/wp-content/uploads/ARAUJO-Psicologia-Social-no-Brasil.pdf. Acesso em: 24 de setembro de 2018.

ENCENA. Psicologia social: conceitos, história e atualidade. Disponível em: http://encenasaudemental.net/comportamento/insight/psicologia-social-conceitos-historia-e-atualidade/. Acesso em: 03 de outubro de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com