TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Vigotsky

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

ALUNA: ANDRESSA FERNANDES DE ARAÚJO

PROF.: MARIA VILANI COSME DE CARVALHO

ATIVIDADE SOBRE VIGOTSKY

1. Relacione os conceitos vigotskianos que foram analisados no texto e explique o que você entendeu sobre cada um. Destaque aqueles que você considerou mais relevantes e depois explique como a compreensão desses conceitos pode contribuir para melhorar a atuação do professor.

R.: Os conceitos vigotskianos estão divididos em: conceitos espontâneos (pensamento sincrético e pensamento por complexo) e conceitos científicos (pensamento conceitual). Os conceitos espontâneos são formados na fase que antecede a escolarização, mas não restringem especificamente a essa fase, uma vez que são formados na vivência direta com o objeto a que o conceito se refere. Os conceitos científicos são formados no contexto escolar, mas também não são exclusivos deste, uma vez que a formação de conceitos espontâneos e científicos é fruto do processo de desenvolvimento, que, por sua vez, se efetiva via aprendizagem.  A escola, em especial o professor, desempenham papel determinante nesse processo, uma vez que o contato da criança com atividades sistematizadas e adequadamente organizadas resultam em desenvolvimento mental, pondo em movimento várias funções e processos psicológicos que possibilitam a transposição dos conceitos espontâneos em científicos.

2. Em situação específica de ensino, você, futuro professor, organize atividades de aprendizagem que:

a) Mostrem como a atividade mediada pode controlar um comportamento:

R: A inserção de determinado instrumento artificial na memória garante pensar sobre o fato mesmo na ausência do objeto gerador, porque o indivíduo constrói uma representação que servirá como terceiro elemento que medeia a lembrança do objeto gerador. Assim, o instrumento psicológico (a lembrança de que), por exemplo, representa o terceiro elemento entre o objeto (  ) e o comportamento do homem, transformando-se em operação mental ( ).

b) Demonstre que ocorreu internalização de determinado conteúdo de ensino:

R.: O processo de internalização ocorre no contexto histórico, nas experiências acumuladas individualmente na dinâmica do convívio cultural, bem como na capacidade que o indivíduo possui de refletir e mudar o contexto em que atua para atender às suas necessidades.

3. Considerando que na vida diária organizamos e comunicamos nosso pensamento com os conceitos espontâneos, reflita sobre o processo de elaboração conceitual e formule o conceito científico - o significado - de gato.

R.: O conceito de gato, por sua vez, possui todos os atributos do conceito de animal, aos quais se somam os seus atributos específicos. Assim, qualquer animal (gato ou coral) representa igualmente bem a categoria de animal. Além disso, não existem casos duvidosos e os limites das categorias são bem definidos; não haveria dúvida, portanto, quanto à inclusão de coral na categoria de animal ou vegetal. Mas, na realidade, há dificuldades em aceitar tais pressupostos. Isso pode ser percebido, por exemplo, quando se tenta identificar os atributos definidores de um gato, pois, mesmo que um gato deixe de miar e perca os pelos, continuará sendo um gato. Assim, nenhuma característica, isolada ou conjuntamente, parece ser necessária e suficiente para definir este e outros conceitos. Do mesmo modo, um gato parece ser mais representativo da categoria de animal do que um coral.

4. Considerando a importância do professor no processo de formação e elaboração de conceitos, que situações de aprendizagem o professor pode desenvolver com seus alunos para fazê-los avançar no processo de formação de um conceito especifico da sua área de ensino?

R.: A ZDP é o caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto de conseguir fazer sozinha. O professor deve ser capaz de identificar essas duas capacidades e, a partir disso, determinar qual deve ser o percurso de cada aluno entre elas. Por isso, a relação entre professor e estudante deve ser de cooperação, respeito e crescimento, não de imposição. A criança deve ser considerada ativa no processo de construção de conhecimento. O educador é o suporte para que a aprendizagem seja satisfatória. O educador deve, então, interferir na ZDP do estudante com metodologia. Para Vigotsky, isso ocorre pela linguagem — pelo diálogo entre professor e aluno. Esse conceito é essencial na adaptação na educação infantil e o papel do professor é fazer com que a criança se sinta estimulada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com