TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese - Vigotski: A construção de uma Psicologia Marxista

Por:   •  8/12/2015  •  Resenha  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese - Vigotski: A construção de uma Psicologia Marxista

Nessa síntese serão descritas as interpretações sobre a teoria de Lev Semynovich Vygotski, a partir de um recorte da década de 90, comparando-a a primeira década do século XXI. Vygotski não elaborou sozinho a teoria Histórico- Cultural estiveram também Luria e Leontiev, mas dá ênfase principalmente aos escritos de Vygotski por serem mais divulgados, lidos e pesquisados pelos educadores brasileiros.

Grande parte dos estudos publicados sobre a teoria são baseados em duas obras “Pensamento e linguagem” e “A formação social da mente”, sendo estes resumos publicado por tradutores e editores. Os editores chegaram à conclusão de que o excesso de repetição de certas discussões polêmicas teria pouco interesse para o leitor contemporâneo e dificultaria a compreensão. No entanto, essas repetições podem trazer informações valiosas sobre o pensamento do autor e as questões da época.

O livro “Pensamento e linguagem” no volume II das obras escolhidas possui mais que o dobro, aproximadamente 60% de página a mais do que as produções inglesas norte americanas. No livro “A formação social da mente” ocorre a mesma situação com relação a fidelidade da tradução.

As publicações sobre a Teoria de Vygotski, se espalharam na década de 1990, baseado nas traduções norte-americanas, reduzindo assim os interesses das pessoas em conhecer suas obras completas.

Sève (apud DUARTE,1996) afirma que os cortes realizados atingiram principalmente as reflexões marxistas de Vygotski, como se elas tivessem importância secundária para a compreensão de seus conceitos. Como consequência as traduções parecem ser consideradas a “ideologia comunista”, gerando o questionamento de Vygotski ser marxista ou não. Essa ideia equivocada foi se espalhando de forma implícita.

Essa controvérsia perde força na medida em que se aprofunda as leituras de sua obra e seus conservadores tem conservado o mesmo princípio. No entanto, há inúmeras distorções sobre suas obras pois, cada um interpreta de uma forma, ou simplificam seus conceitos, associando suas teorias a referencias pós modernas e neoliberais.

Em 1936, devido às críticas sofridas, as obras de Vigostski foram proibidas pelo governo de Stálin, que defendia a verdadeira psicologia marxista. Somente na década de 50 no URSS, as obras de Vigotski voltaram a ser publicadas, mas grande parte foi excluída.

Vygotsky teve uma vida breve, mas muito intensa. Nasceu em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha na Bielarus e morreu em 11 de junho de 1934, de tuberculose, com a qual conviveu desde 1920.

Viveu somente 37 anos, no entanto, sua produção escrita foi e é muito relevante. Elaborou em torno de 200 trabalhos científicos com diferentes temas e discussões da psicologia contemporânea, deficiência, crítica literária, linguagem, educação e questões das ciências humanas de um modo geral. Ele se interessava pelas áreas da literatura, da linguística, da antropologia e das ciências sociais, passando pela psicologia, filosofia e medicina, sendo que os cursos que ele realizou foram por conta dos seus estudos prévios.

Vygotsky, Luria e Leontiev fizeram parte de um grupo na Rússia pós-revolução comunista. Eles buscavam solucionar problemas enfrentados pela URSS, e queriam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com