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A Psicologia e o Misticismo

Por:   •  8/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.720 Palavras (11 Páginas)  •  508 Visualizações

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 0Centro Universitário do Rio São Francisco

Graduação em Psicologia

Ana Luíza dos Santos, Caiane Bispo, Debora Soares, Enamaria Varjão, Ismayck Santos, Jennifer Delgado, Larissa Gomes, Maike Santos, Rute Aragão, Samile Brandão.

Psicologia e o Misticismo

Paulo Afonso – BA

2021

Centro Universitário do Rio São Francisco

Graduação em Psicologia

Ana Luíza dos Santos, Caiane Bispo, Debora Soares, Enamaria Varjão, Ismayck Santos, Jennifer Delgado, Larissa Gomes, Maike Santos, Rute Aragão, Samile Brandão.

Psicologia e o Misticismo

Resumo apresentado ao curso de

 Fundamentos Epistemológicos e

Históricos da Psicologia,

como requisito a obtenção de nota.

Orientadora: Jacilania Rodrigues Barros

Paulo Afonso – BA

2021

Sumário

Introdução....................................................................................................................4

História.....................................................................................................................................4

Experiencias Místicas...............................................................................................................5

Prontificação na sociedade.......................................................................................................6

Principais tipos de Misticismo...................................................................................................7

Relação entre Misticismo e Psicologia.....................................................................................9

Conclusão...............................................................................................................................11

Bibliografia..............................................................................................................................12

Introdução 

       A evolução da humanidade corresponde ao desenvolvimento de sua inteligência. Portanto, desde o nascimento do primeiro ser humano, podemos definir três níveis de desenvolvimento intelectual humano: medo, misticismo e ciência.

      Na segunda etapa, a inteligência humana evoluiu do medo para tentar explicar os fenômenos por meio de pensamentos mágicos, crenças e superstições. Quando tentam explicar o que veem, sem dúvida é evolução. Portanto, a tempestade pode ser o resultado da ira de Deus, da colheita de boa vontade da mitologia, do infortúnio ou da sorte do casamento entre humanos e místicos.

        Desse modo, esse resumo tem a concepção de mostrar a história do misticismo , suas experiências místicas, seus tipos, como se prontificam na sociedade e a sua relação com a psicologia, para a compreensão de todos acerca do assunto.

História

        A história do misticismo está ligada aos ritos secretos e misteriosos das sociedades religiosas do antigo oriente e ocidente. O principal desses ritos é a comunicação do homem com Deus ou com qualquer outro ser misterioso, é a crença no sobrenatural. A intenção é alcançar a comunicação com Deus por meio da visão, êxtase e revelação.

        No mundo helenístico, o termo "misticismo" refere-se a rituais religiosos secretos, como o Mistérios de Elêusis, também conhecido como mistérios eleusinos, era uma cerimônia de início da adoração das deusas agrícolas Deméter e Perséfone, que foi celebrada na pequena cidade de Elêusis perto de Atenas, Grécia. Nas celebrações antigas, eles eram considerados os mais importantes. Esses mitos e mistérios foram transferidos para o Império Romano, e sinais disso podem ser notados na prática fundadora moderna. A etiqueta e as crenças são mantidas em segredo e apenas repassadas para novos iniciadores. Deste modo, estudiosos propuseram que o poder dos mistérios de eleusinos vem da função da ciceona -bebida da Grécia Antiga- como um psicótico.

        No início do Cristianismo, o misticismo se referia a três dimensões, que rapidamente se tornaram confusas - a Bíblia, a liturgia e espiritualmente ou na contemplação. O significado da Bíblia se refere à alegoria ou interpretação secreta da Bíblia, e o significado da liturgia se refere ao mistério litúrgico da Eucaristia, ou seja, a existência de Cristo na Eucaristia. A terceira dimensão é o conhecimento experimental ou contemplativo de Deus. Essa definição de misticismo tornou-se presente até a Idade Média.                                                                                        4

        Na Modernidade o misticismo foi usado como substantivo, e essa mudança foi associada a um novo discurso em que ciência e religião foram separadas. Martinho Lutero refutou a interpretação alegórica da Bíblia e condenou a teologia mística, que ele acreditava ser mais platônica do que a religiosa. Por tanto a ciência se distinguiu da religião: o misticismo começou a se aplicar apenas no campo da religião, separando a religião da "filosofia natural" como duas maneiras diferentes de descobrir o significado oculto do universo.

        Na atualidade, o misticismo se tornou uma variedade de visões de mundo irracionais. O termo geral para parapsicologia e pseudociência. Na pesquisa acadêmica da religião, a "integração clara" tornou-se "opaca e controversa". Em diferentes tradições, o misticismo é usado de maneiras diferentes. Muitas vezes o misticismo acontece através de conexões muito íntimas e privadas do sujeito com o espiritual. Por definição natural, misticismo é a crença através da prática, estudo e aplicação das leis que se unem à natureza.

Experiências Místicas

        Misticismo é a crença, junto com a prática que leva o indivíduo a ter revelações através das experiências. E o mística é o que vai vivenciar a experiência. Tendo a comunicação e presença da divindade. Isto é algo que vai além da compreensão humana, esses fatos não são cientificamente comprovados. E está ligado as crenças, mitos, deuses, espirituais.

        O mito explica a realidade através das suas histórias. É fantasioso e tem elementos sobrenaturais. Há vários tipos de experiência místicas. Aquelas que são comuns, que acontece no seu cotidiano, que são consideradas suave é que vai até as mais extremas. Existe vários relatos de experienciados que foram transmitidos e interpretados, como forte ligação com o divino. Alguns santos católicos vivenciaram essas experiências místicas com São João da Cruz Catarina de Sena, Rita de Cassia, José de Cupertino.

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