TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Psicologia e o Misticismo

Por:   •  11/11/2016  •  Resenha  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  3.375 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia e o Misticismo

Desde 1875, a Psicologia vem se desenvolvendo com a área da Ciência. O primeiro Laboratório de Experimentos em Psicofisiologia foi criado na Alemanha por Wilhelm Wundt (1832-1926). A partir de não a ideia do homem autônomo de se responsabilizar pelo seu próprio desenvolvimento e pela sua vida, vem se fortalecendo.

Nos dias de hoje a Psicologia não consegue explicar muitas coisas em relação ao homem e a sua realidade esta em permanentes movimentos e novas perguntas surgem a cada dia, pois o homem esta em constante transformação.

Alguns psicólogos buscam em outros campos do saber humano, aquilo que consideram como “desconhecidos”. Exemplo de praticas não psicológico tem sido associado ao fazer psicológico, como: o taro, a astrologia e a numerologia, que não devem ser confundidas com a Psicologia, pois, não são construídas no campo da Ciência e estão em oposição aos princípios da Psicologia.

No entanto a Psicologia deve ser capaz de enfrenta - los sem preconceitos, reconhecendo que o homem busca muitos saberes em busca da sua própria felicidade, mas e necessário ter cuidado, pois muita das vezes esses saberes não estão ligados no campo da Psicologia, mas que podem servir para se tornar objeto de estudo.

Alguns psicólogos acabam por usar de praticas como advinhatórias sem o devido cuidado e observação, o que às vezes são punidos de acordo com a ética dos psicólogos. Quando se trata de pessoa, psicóloga ou não, que quer tirar proveito de terceiros, temos assim um caso de policia e a punição é salutar.

Temos que reconhecer, que os cientistas não sabem muita coisa em relação ao psiquismo humano e as pesquisas às vezes seguem caminhos estranhos e insondáveis. E temos que ficar em alerta, pois não se deve misturar a Psicologia com praticas advinhatórias ou místicas.

A ciência é na verdade um processo permanente de conhecimento do mundo, um exercício de dialogo entre pensamento humano e a realidade em todos os seus aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com