TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicose 1988

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.213 Palavras (9 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Didiane Santos da Silva RA: C6759C-7

Nilson Ferreira RA: C68CJE-7

Vinícius Mariano Almada RA: C673ID-9

SOROCABA

2017

Didiane Santos da Silva RA: C6759C-7

Nilson Ferreira RA: C68CJE-7

Vinícius Mariano Almada RA: C673ID-9

Filme: Psicose 1998

Trabalho apresentado para a disciplina de Psicanálise, como requisito para a avaliação Bimestral. Prof.º Dr. Wilson Klain

SOROCABA

2017

Sumário

Introdução....................................................................................

Sinopse....................................................................................

Desenvolvimento.........................................................................

Conclusão..................................................................................

Referências Bibliográficas.........................................................

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa relacionar o filme Psicose 1998 com as cinco lições de Freud, onde o filme é rígido por Alfred Hitchcock . O personagem Norman Bates que perdeu o pai aos cinco anos de idade, tendo assim uma ligação de dependência com sua mãe, onde ele se une completamente a ela após a perda. Depois de um tempo sua mãe começa a viver um relacionamento e Norman manifesta uma raiva absurda, onde faz a psicose acentuar causando o assassinato de sua mãe e seu padrasto.

Para não sentir remorso desenterra o corpo de sua mãe e o leva para a sua casa, vivendo com o cadáver. Ele começa a viver uma dualidade muito grande, usando do mecanismo de defesa, a negação. Essa negação da morte de sua mãe é tão grande que ele age como se ela ainda estivesse viva, trazendo ela para a sua mente, emitindo falas de sua mãe através de si, vestindo como ela e até mesmo conversando com ela.

Com a chegada de Marion no Bates Motel, a personalidade de sua mãe dentro de si fica mais acentuada. Norman se sente fortemente atraído por Marion, mais ao mesmo tempo se sente culpado por esse desejo, porque sua mãe não gostaria que ele sentisse isso e pela raiva excessiva que criou por outras mulheres. Esta que surgiu, através do controle de onipotência de sua mãe, transferindo esse conceito a todas as outras mulheres, com exceção de sua mãe. Com isso a mãe que se encontra dentro de si acaba dando fim a vida de Marion.

SINOPSE

Tratando-se de um clássico da década o filme Psicose gravado nos estúdios da Paramount se torna a obra mais querida do autor conhecido como o mestre do suspense Robert Bloch. O filme foi baseado em um romance que teve como inspiração uma serie de crimes reais. Esta obra harmoniza em suas cenas de suspense trilhas sonoras que aumentam a apreensão do espectador causando sensações de muito suspense a que assiste principalmente nas cenas dos assassinatos.

Marion a principio aparentando ser a atriz principal do filme é uma secretaria de uma imobiliária e tem um romance não muito bem definido com um rapaz chamado Sam, saem em segredo nos intervalos do trabalho de Marion e prospectam um relacionamento público. No mesmo dia após um encontro ela retorna do seu horário de almoço e seu chefe chega logo em seguida com um homem que aparenta ser um cliente da imobiliária que esta com os 40 mil dólares em dinheiro para a compra da casa que iria presentear uma filha. O cliente flerta em alguns momentos com Marion e seu chefe vendo inconsistência na transação física do valor da casa manda sua secretaria depositar o dinheiro no banco, era uma sexta-feira e no inicio da semana seguinte solicitariam ao cliente um cheque no valor do imóvel. Marion pensando em casar-se e ter uma nova vida resolve fazer suas malas e partir de carro com o dinheiro da imobiliária. Em um determinado momento de sua viajem acaba entrando em uma tempestade e avistando um hotel resolve passar a noite. Nele encontra o administrador do local chamado Norman Bates, o rapaz é atencioso e risonho, aparenta ter um grande respeito por sua mãe e fortalece a ideia de que ela seria sua melhor amiga mesmo o tratando de forma dura. Norman convida Marion para jantar em sua casa, mas sua mãe o proíbe de leva-la até lá então o mesmo serve algo para comer em uma saleta na recepção do hotel mesmo.

Após uma conversa com o simpático, porem estranho rapaz, Marion resolve voltar ao quarto e tomar um banho, onde sem mais é esfaqueada no chuveiro por alguém que aparentava ser uma mulher dando-se a ideia que seria a mãe de Norman, apoderada de uma longa faca, sem piedade vários golpes

com a faca são disparados contra Marion matando-a. Logo Norman corre ao quarto e percebe que algo esta errado e ao entrar no banheiro vê seu sangue sobre o Box e a garota deitada com os talhos feitos pelos golpes no corpo. O rapaz com uma estranha reação de espanto e nojo retira-se para pegar equipamentos para fazer a limpeza do local e coloca o cadáver no porta-malas do carro da própria vitima, o mesmo despacha o carro em um lago que fica bem próximo do hotel.

A irmã da vítima ao dar conta de seu desaparecimento resolve procura Sam em sua loja de conveniências, e logo questiona sobre seu sumiço e se o mesmo teria algo a ver com isso. Um detetive particular aparece e apresenta-se a eles informa que Marion teria roubado os 40 mil dólares, juntos então resolvem procurar a garota.

O detetive Arbogast vasculha os hotéis da região e acaba passando no hotel de Norman, interrogando-o desconfia de suas atitudes desordenadas e nervosismo. Sem mandato para entrar na casa o detetive retira-se, porem não satisfeito em outro momento retona para o hotel e não encontrando Norman na recepção entra na casa para tentar falar com a mãe do rapaz. Encontrando-a, a mesma com suas próprias mãos esfaqueia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com