TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Replicação de uma Pesquisa em Psicologia da Percepção Tempo de Reação

Por:   •  22/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO

CURSO DE PSICOLOGIA

Trabalho da Disciplina Psicologia da Percepção:

Replicação de uma pesquisa em Psicologia da Percepção
Tempo de Reação

Alunos(as): Fernanda de Máximo Braz
Lucimar Magri Bernardes

Marissa Beletti

Profa. Patricia R. Carraro

Ribeirão Preto

2018

RESUMO

    Este trabalho foi desenvolvido por três discentes do 3º período de Graduação em Psicologia da Universidade Estácio – Campus Ribeirão Preto, a partir do tema: “Replicação de uma pesquisa em psicologia da percepção (Tempo de Reação) ”, que foi aplicado em 12 participantes com sexos, idades e graus de instruções semelhantes, nas cidades de Ribeirão Preto/SP, Cravinhos/SP e Jardinópolis/SP. Foi analisado o tempo de reação que cada participante desempenhou em cada fase do experimento. Diante das amostras foi observado que os participantes do sexo feminino na fase do jovem adulto tiveram um tempo de reação maior em relação ao sexo masculino e na fase da meia idade as mulheres tiveram um tempo de reação menor que os homens.

Palavras-chave: tempo de reação, sexos, idades

INTRODUÇÃO

O tempo de reação corresponde ao nível de coordenação neuromuscular, cujo estímulos táteis, auditivos ou visuais são reconhecidos pelo corpo mediante processos mecânicos, físicos e químico, onde as informações passam pelas vias aferentes chegando ao cérebro como estímulos sensoriais, em seguida, o cérebro encaminha um comando à área motora pretendida.

O tempo de reação é dividido em duas fases: pré-motora onde ocorre a análise do estímulo até a transcrição das primeiras atividades elétricas no músculo que é realizada pelo sistema nervoso periférico; na segunda fase chamada de motora, ocorre um processo de contração muscular até os primeiros movimentos, por meio das células musculares. Pesquisadores creem que a fase pré-motora é organizada pelo sistema nervoso central, pois em algumas tarefas o tempo de reação se relaciona mais com fatores mentais do que com o sistema nervoso periférico. O tempo de reação é um indicador de concentração e atenção e também é influenciável por fatores relacionados ao condicionamento físico, coordenação motora, genéticos e psicológicos.

PROBLEMA

É possível que o sexo (feminino/ masculino) determine a lentidão ou a rapidez no tempo de reação? Será que pessoas mais velhas são mais lentas que as mais novas?

HIPÓTESE 

A partir dos resultados verificaremos como hipótese central se o sexo vai determinar uma diferença no tempo de reação. Uma segunda hipótese é analisar se as pessoas mais novas desempenham melhor tempo de reação que as pessoas mais velhas.

EXPERIMENTO

Amostra

Realizamos a pesquisa com 12 participantes, sendo 6 do sexo masculino e 6 do sexo feminino. O nível de instrução dos participantes variou do Ensino Médio ao Ensino Superior. As idades variam de 21 a 60 anos, cuja média foi de 41,7.

Materiais utilizados:

1 Régua milimétrica com 30 cm e papel e caneta para anotar os tempos de reação.

Procedimentos

Para analisar o tempo de reação utilizamos uma régua de 30 cm, pedindo ao participante que segure a régua em posição vertical na medida dos 5 cm, suspensa no ar e os dedos atuando como uma pinça para segurá-la. Posteriormente ele deve soltá-la em queda livre e segurá-la novamente fechando os dedos. Assim mediremos a distância percorrida pela régua em centímetros do momento em que o indivíduo a soltou até o momento em que ele a pegou novamente.

RESULTADOS

Conforme descrito, realizamos a pesquisa com um total de 12 integrantes. Na tabela a seguir, iremos demonstrar e identificar os sujeitos de pesquisa e os resultados de cada etapa com cada participante, o total dos tempos e as médias de cada etapa do experimento.

Quadro 1: Os sujeitos da pesquisa

Sujeito

Sexo

Idade

Nível de Instrução

1

Feminino

21

Ensino Médio

2

Masculino

24

Ensino Médio

3

Masculino

33

Ensino Médio

4

Feminino

35

Ensino Superior

5

Masculino

39

Ensino Superior

6

Feminino

40

Ensino Superior

7

Feminino

42

Ensino Médio

8

Masculino

44

Ensino Superior

9

Feminino

52

Ensino Médio

10

Masculino

54

Ensino Superior

11

Feminino

57

Ensino Superior

12

Masculino

60

Ensino Superior

MÉDIA DAS IDADES: 41,75

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com